Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Maior encontro LGBT do Nordeste reúne mais de mil estudantes na UFC

01/09/2017 às 17:21, por Renata Bars.


Evento pautou temas como o combate à Lgbtfobia e igualdade de gênero

Aconteceu no último final de semana (25 a 27/8) o II Encontro LGBT da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. Este já é considerado o maior encontro LGBT do Nordeste, com a participação de mais de mil estudantes.

Foram dois dias de debates, performances, oficinas, programações culturais e grupos de discussão que pautaram temas caros à comunidade LGBT como o combate ao preconceito, saúde, feminismo e igualdade de gênero.

O evento foi organizado pela diretoria LGBT do DCE da universidade e contou com o apoio da Reitoria da UFC, do Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), do Fórum Cearense LGBT,  da Sintufc, da Adufc, do Centro de Referência Janaína Dultra, da União Nacional dos Estudantes (UNE), do Cuca da UNE, UBES, da Marcha Mundial das Mulheres, do  Coletivo de Juventude Negra Enegrecer, de parlamentares, da Marcha da Maconha, do DCE do IFCE e movimentos de juventude do campo e da cidade.

Foi produzido ao final do Encontro um documento reunindo todas as reivindicações aglutinadas durante as atividades. O documento será em breve encaminhado à reitoria da instituição, à Assembleia Legislativa do Ceará e à Coordenadoria Especial de Direitos Humanos do Governo do Estado do Ceará.

“O conteúdo reivindica a punição por suspensão ou expulsão de estudantes, professores e servidores que reproduzam violências motivadas por LGBTfobia dentro da universidade; assim como também requer a  aprovação do Projeto de Lei 7.292/17, de indicação da deputada federal Luizianne Lins (PT/CE), intitulado ‘Lei Dandara’, que trata da qualificação de crime de ódio à pessoas LGBTs”, explicou Mario Magno, diretor de Universidades Públicas da UNE.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo