Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Maior encontro de DCEs do Brasil vai propor plataforma para Eleições 2018

03/07/2018 às 15:52, por Cristiane Tada.


66º CONEG da UNE acontece de 20 a 22 de Julho no Centro Universitário 9 de Julho. Confira a programação:

O maior encontro de DCEs do Brasil, o 66º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) da UNE acontece nos próximos dias 20, 21 e 22 de Julho e vai reunir as principais lideranças do movimento estudantil,  representantes de DCEs, de Uniões Estaduais dos Estudantes (UEEs), federações e executivas de cursos de todo o Brasil.

Para participar as entidades precisam se inscrever:

>  BAIXE A ATA E O REGIMENTO DO 66º CONEG DA UNE

Durante os três dias o Centro Universitário 9 de Julho no Bairro da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo, será palco de debates, discussões e um ato político que vai defender eleições democráticas e a participação do ex-presidente Lula no pleito, o favorito para a presidência da República de acordo com as pesquisas. As atividades vão contar com a presença de convidados representantes de entidades educacionais, centrais sindicais, universidades e movimentos sociais.

O tema dessa 66º edição do CONEG é Educação, Liberdade e Democracia e as discussões vão embasar os eixos da Plataforma Eleitoral da UNE, um documento que os estudantes vão redigir com as reivindicações da juventude brasileira aos candidatos das Eleições 2018.

“Além da Plataforma, vamos discutir as necessidades da educação brasileira frente a nossa conjuntura política atual e a atuação da UNE nos próximos meses”, destacou o diretor de Memória estudantil da UNE, Iago Montalvão.

Confira a programação:

Programação 66º Coneg da UNE

Educação, Liberdade e Democracia

20 de Julho, Sexta-feira

18h – Mesa de abertura do 66º CONEG da UNE: Educação, Liberdade e Democracia

Convidados: Gil Vicente, Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituição Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (PROIFES); Rodrigo Medina Zagni, Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES); Cleiton Gomes, Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).

Local: Centro Universitário 9 de Julho ( Av. Francisco Matarazzo, 364).

 

21 de Julho, Sábado

9h – Eixos de Educação – Plataforma Eleitoral

Eixo 1 – Autonomia e Financiamento das Universidades Públicas;

Convidados: Emmanuel Tourinho (ANDIFES); Alberto Handfas, professor de Economia da UNIFESP; Marcelo Ferreira Lemos Filho, professor da UNEB;

Eixo 2 – Precarização do Ensino Superior Privado e os Impactos da Reforma Trabalhista;

Convidados: Vitor Grampa (CONAP); Adércia Hostin (FNPE).

Eixo 3 – Pesquisa, Ciência e Tecnologia: desafios e perspectivas;

Convidados: Flávia Calé, presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG);  Luciano Andreatta (ADUERGS); Wagner de Melo Romão, Presidente da Adunicamp, professor do departamento de Ciência Política da Unicamp.

Eixo 4 – Políticas de permanência estudantil.

Convidados: João de Deus (FONAPRACE); Juliana dos Anjos (ex-diretora de assistência estudantil da UNE); Jéssica Silva (Diretoria de RI da UNE).

 

14h – Eixos de Conjuntura – Plataforma Eleitoral

Eixo 5 – Segurança pública e o genocídio da juventude negra;

Convidados: Eduardo Ribeiro (Coordenador da INNPD e membro da LANPUD), Deputado Federal Orlando Silva; Dennis de Oliveira (USP); Paula Nunes Advogada Criminalista formada pela PUC-SP.

Eixo 6 – Perspectivas de trabalho para a juventude e economia nacional;

Convidados:  Camila Ikuta (DIEESE); Débora Cavalcante, Mestranda em Ciência Política pela UNICAMP e CG do RUA-Juventude Anticapitalista.

Eixo 7 – Políticas públicas para a juventude e o combate às opressões;

Convidados: Andrey Lemos (UNALGBT); Mariana Lacerda, diretora de Direitos Humanos da UNE (2015-2017); Gabriel Campelo (Diretor LGBT da UNE – UFC); Geovana Gonzaga Borges (Diretora LGBT da UFPE).

Eixo 8 – Democracia, participação e ativismo judicial.

Convidados: Carol Proner,  jurista, doutora em Direito e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Tamires Gomes (Instituto Lula); Guilherme Ribeiro (Advogado Popular);

22 de Julho

9h – Ato “Por eleições democráticas – Lula Livre”

10h – Plenária Final

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo