Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Mackenzie expulsa estudante envolvido em caso de racismo

11/01/2019 às 18:22, por Renata Bars.


Pedro Baleotti divulgou vídeos nos quais fazia declarações racistas com uma arma em punho no período das eleições

Na última quinta-feira (10), a Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo confirmou a expulsão do estudante de direito Pedro Baleotti, autor de um vídeo publicado nas redes sociais dizendo que queria encontrar “vagabundos com camiseta vermelha” e que “a negraiada” ia morrer.

O caso, ocorrido no período eleitoral, gerou protestos em toda a universidade por parte de estudantes de todos os cursos que exigiam um posicionamento da instituição para conter as declarações racistas.

Em nota, a universidade informou que todos os trâmites da expulsão foram cumpridos.

“O aluno foi expulso e receberá todos os documentos quanto aos créditos cumpridos. A instituição não coaduna com atitudes preconceituosas, discriminatórias e que não respeitam os direitos humanos”, diz.

Baleotti também foi demitido do escritório de advocacia onde fazia estágio após os proprietários tomarem conhecimento do vídeo. Ele concedeu uma entrevista à TV Globo em que se desculpava. “Só queria pedir perdão pelos sentimentos que eu causei nas pessoas que se sentiram até ameaçadas pela contundência do meu áudio aí completamente infeliz”.

Para a presidenta da UNE Marianna Dias a decisão da universidade foi mais do que acertada.

‘’Não podemos mais tolerar o ódio racial, isso é crime. É necessário sim punir os responsáveis e lutar para acabar com o racismo em todos os espaços em que ele se manifesta”, afirmou.

carteira de estudante

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo