Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Juventude dos Brics elabora roteiro de trabalho em conjunto

27/07/2015 às 16:33, por Redação com informações da Gazeta Russa.

UNE, ANPG, CUT, MST e representantes dos demais países se reúnem em Ufa até quarta-feira (29/7)

Com atraso, teve início neste domingo (27/07) a primeira reunião do Fórum de Juventude dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e da Organização para Cooperação de Xangai (Índia, Cazaquistão, Quirguistão, China, Paquistão, Rússia, Tadjiquistão e Uzbequistão), em Ufa, na Rússia.

O evento vai até quarta-feira (29) e é realizado pela União Russa da Juventude, com a participação de representantes de comunidades jovens sociopolíticas, econômicas e científicas de todos os países-membros do grupo.

Além da discussão acerca dos resultados da Cúpula do Brics, e da elaboração de um roteiro de trabalho para projetos conjuntos, os jovens com idades entre 20 e 35 anos que integram o evento já propuseram a eliminação do regime de vistos entre os países-membros dos grupos para um maior intercâmbio cultural entre as nações. O Grupo defendeu também e a criação de um “Banco de Ideias” para projetos de inovação que poderia até receber apoio do Novo Banco de Desenvolvimento do Brics.

A delegação brasileira está representada pela União Nacional dos Estudantes (UNE), a Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e da linha de pesquisa sobre o BRICS no grupo de estudos “Movimentos Antissistêmicos” da UNIP/CNPq.

“Muitas discussões interessantes acontecem por aqui, farei contribuições na defesa da Educação e CTI, como eixos estruturantes para nações que pretendem se desenvolver de forma sustentada (social, ambiental e economicamente) e soberana, também acerca da importância da cooperação científica, tecnológica e para inovação entre os países que compõe o bloco”, afirmou a presidenta da ANPG, Tamara Naiz.

No início de Julho os ministros para Assuntos da Juventude dos países do Brics assinaram um memorando de entendimento mútuo na esfera de política juvenil.

O documento permitirá a formação de uma política única voltada à juventude do Brics.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo