Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Jovens de baixa renda podem viajar de graça nos trens e ônibus interestaduais

12/04/2016 às 16:14, por Da Redação.

Norma já estava prevista no Estatuto da Juventude e foi regulamentada no final de março

No último dia 31 de março, a juventude brasileira alcançou mais uma vitória. Prevista no Estatuto da Juventude – fruto de intensa luta do movimento estudantil, a gratuidade em viagens de ônibus e trens insterestaduais para jovens de baixa renda já está regulamentada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Serão reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo ou comboio ferroviário de serviço convencional, e mais duas vagas com desconto de pelo menos 50%, após o preenchimento dos dois primeiros bancos.

Para solicitaro benefício, o estudante deverá apresentar a ”Identidade Jovem”, documento emitido pela Secretaria Nacional de Juventude e que atesta que o portador é um jovem de baixa renda. A apresentação da identidade é imprenscindível para a validação do direito.

Identidade Jovem

A disponibilização da Identidade Jovem amplia direitos e assegura as conquistas do Estatuto da Juventude. O programa abrange jovens de 15 a 29 anos com renda familiar de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O documento terá emissão virtual, acessado por meio de aplicativo para galaxy s8 smartphones e pela Internet e estará disponível em até quatro meses. Para as localidades onde há dificuldade no acesso à rede mundial de computadores, o documento também terá emissão em cartões plásticos.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo