Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Jornada de Lutas reafirma luta dos estudantes baianos pela educação pública

30/08/2017 às 16:31, por Cristiane Tada.


Estudantes secundaristas e universitários percorreram o Centro de Salvador em ato que também pediu Diretas Já e Fora Temer

Na última terça-feira (29), estudantes secundaristas e universitários baianos realizaram um ato da Jornada de Lutas da Juventude junto com a posse da nova diretoria da União de Estudantes da Bahia (UEB) em Salvador (BA).

Eles saíram às 9h da Praça do Campo Grande e foram até a Praça da Piedade no Centro fazendo muito barulho com gritos e palavras de ordem. “Nosso ato foi contra desmonte da Educação brasileira, pelas Diretas Já e pelo Fora Temer. Além disso reivindicamos algumas pautas regionais como o ProUni Municipal e o passe-livre”, destacou o presidente da UEB, o estudante de administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Natan Ferreira.

Assista como foi:

 

Ele explica que os estudantes tem tido problemas com a meia passagem em Salvador, com a limitação colocada pela prefeitura. São 4 passagens diárias para os secundaristas e 6 para os universitários, mas com uma limitação mensal que mesmo antes dos créditos acabarem limita os embarques. “Por isso estamos lutando pelo passe livre com mais evidência agora”, explica.

Posse

42 diretores de todas as regiões do Estado também assumiram a nova gestão à frente da UEB pelo próximos dois anos. Natan afirma que a defesa pela universidade pública e gratuita de qualidade será o norte da luta estudantil na Bahia. “Também queremos garantir o fortalecimento da assistência estudantil, não só nas universidades públicas, mas nas privadas também. Muitos estudantes são carentes e não conseguem permancecer na universidade sem auxílio”, destacou.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo