Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Jornada de Lutas da Juventude vai fazer do dia do estudante dia de luta

10/08/2016 às 14:51, por Cristiane Tada.

Atos vão acontecer no Pará, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul

Nesta quinta-feira (11) é comemorado o Dia do Estudante em todo o Brasil, além do aniversário da UNE, celebrado com manifestações em vários estados da federação.

No último 64º Coneg da UNE, realizando em Julho, DCEs de todo o país reunidos em São Paulo aprovaram uma Convocatória aos estudantes do Brasil para fortalecer as lutas e tomar as ruas no 11 de agosto.

Os estudantes ressaltam que a educação é alvo de escândalos e retrocessos: os cortes de verbas, a crise financeira nas universidades públicas, a reorganização e fechamentos das escolas, escândalos de desvios de verbas de merenda escolar etc. E isso tem feito explodir manifestações em todo o Brasil tendo os estudantes secundaristas como linha de frente colocando a juventude como protagonista das principais lutas que tem tomado o país.

“Precisamos seguir o exemplo dos secundas no Brasil e ocupar as ruas em defesa da educação pública, e mais do que nunca, a unidade é essencial para derrotarmos o Governo golpista de Temer e suas políticas privatistas”, diz o documento. Leia na íntegra aqui.

Contra a Lei da Mordaça #NãoàEscolaSemPartido

A principal pauta será contra o projeto de lei “Escola Sem Partido” um ataque direto a democracia e uma descarada censura àqueles que lutam em defesa de uma educação pública e de qualidade no país. Nos Estados e universidades os estudantes devem incorporar ainda suas pautas regionais.

> Leia mais sobre o assunto aqui.

Plebiscito por novas eleições

No dia 11 de agosto, os estudantes ocuparão as ruas também para reivindicar a retirada do presidente ilegítimo e a realização de um plebiscito popular sobre novas eleições. Para a UNE o governo atual representa um retrocesso para o Brasil já que se constrói a partir da ruptura do sistema democrático e impõe um programa político que não foi eleito nas urnas. O plebiscito é um instrumento legítimo e constitucional que apela à soberania maior de uma democracia: o voto popular. Para os estudantes apenas com uma repactuação democrática onde o povo possa participar, teremos condições de apontar novas perspectivas sobre a política brasileira.

Estão confirmados atos no Pará, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. #ForaTemer #ForaMendonçaFilho #EmDefesaDaEducacaoPublicaEGratuita

Pará

Em Belém o ato começa a partir das 9h em frente ao Mercado de São Brás.

“No dia do estudante em alto e bom som iremos gritar, botar pra fora nossa indignação, ocupando as ruas da cidade, junto aos trabalhadores para dizer Fora Temer, Fora Mendonça e contra o PL “escola sem partido”, propõe o evento.

Confirme presença aqui.

Ceará

Em Fortaleza, ato do Dia dos Estudantes será às 15h no Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Rio Grande do Norte

Em Natal acontece uma roda de conversa sobre o Fies e o ProUni na Universidade Potiguar nos campus Floriano Peixoto e Alberto Fleury às 18h30.

Brasília

Na capital federal o ato começa ao meio dia em frente o Ceubinho na UnB.

“É a organização e a movimentação dos e das estudantes que poderão frear tamanhos retrocessos e consolidar a derrota desse governo, e ninguém vai parar nossa luta”, afirmam os estudantes.

Confirme presença aqui.

São Paulo

Na capital paulista acontecem várias atos para lembrar o Dia do Estudante.

De manhã web conferência na Apeoesp (R. Antônio de Barros, 475) sobre a Escola Sem Partido, atividade Frente contra a Escola Sem Partido.

A partir das 8h estudantes se concentram para um ato no Masp e a partir das 14h realizam uma atividade Largo da Batata, na Zona Oeste.

Até às 23h acontece ainda Festa das Cores, na Rua Taguá, na Liberdade, para dar boas-vindas aos calouros. Confirme presença aqui.

Rio de Janeiro

Concentração do ato partir das 14h na Escola Visconde Cairú, no Meier, Zona Norte.  Depois disso os estudantes vão realizar atividades culturais na Praça do Méier.

Goiás

Em Goiânia acontece um debate sobre a regulamentação ensino privado às 18h Faculdade Sul Americana (Fasam).

Em Aparecida de Goiânia também acontece um debate sobre o mesmo tema no mesmo horário às 18h na Faculdade Alfredo Nasser (Unifam).

Rio Grande do Sul

Em Porto Alegre os estudantes vão se reunir denunciando o golpe contra a educação às 18h na Esquina Democrática em POA.

Confirme presença aqui.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo