Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Inscrições para o 3º Encontro LGBT da UNE já estão abertas

19/06/2018 às 17:40, por Renata Bars.


Evento acontece de 27 a 29 de julho, na capital baiana

As inscrições para o 3º Encontro LGBT da União Nacional dos Estudantes (UNE), que acontece de 27 a 29 de julho, na Universidade Estadual da Bahia (Uneb), em Salvador, já estão abertas. O valor é de R$40,00 e você pode fazer a sua aqui.

Sob o tema ‘’Nossas Vidas importam: mais democracia e um Brasil livre de LGBTfobia’’ o evento reunirá as LGBTs universitárias do país para discutir as estratégias em defesa da democracia e também o papel dessa juventude acerca das eleições presidenciais.

Debates, grupos de vivências de identidades e performances artísticas também farão parte da programação.

Para o diretor LGBT da UNE, Florentino Junior, a troca de conhecimento e a unidade da juventude LGBT serão alguns dos pontos altos do evento. ”Esperamos que seja um grande evento não só em quantidade, mas em qualidade e que consigamos mostrar que não é apenas um momento comemorativo. São resistências, são vidas… Nossas vidas importam’, destacou.

DIRETORIA LGBT

No 49º Congresso da UNE, em 2005, a entidade aprovou a criação da Diretoria de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgênero – GLBT e também propostas importantes, em sua resolução. Com a luta feminista pela visibilidade das mulheres a sigla foi alterada para Diretoria de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgênero – LGBT.

Um dos projetos já articulados e difundidos é o “Universidade Fora do Armário – UFA”, que deu o ponta pé inicial à organização do movimento estudantil LGBT, fortalecendo e ampliando aliança com o movimento social. Muitos dos pontos das resoluções do longo da história da diretoria foram conquistados, contudo tantos outros seguem na luta.

Em 2016 os estudantes conquistaram o direito de ter seu nome social respeitado no documento da UNE, UBES e ANPG. No site documentodoestudante.com.br ao preencher o cadastro, no campo da opção gênero, tem as escolhas masculino, feminino, travesti e transexual. Quando a pessoa escolhe a opção travesti ou a transexual, automaticamente abre o campo para se preencher o nome social.

Neste mesmo ano pela primeira vez uma gestão da União Nacional dos Estudantes foi composta por estudantes trans. Entre os seus 85 diretores estavam as estudantes de Direito Daniella Veiga e Amanda Souza.

Ao completar 13 anos da pasta, a UNE segue firme na luta em defesa da educação laica e da democracia do país, articulando o movimento estudantil com o intuito de promover cada vez mais possibilidades da entrada, permanência e saída de LGBTs nas instituições de ensino, combatendo todo e qualquer tipo de discriminação por orientação sexual e identidade de gênero em diálogo também com o mundo do trabalho.

SERVIÇO

O que? 3º Encontro LGBT da União Nacional dos Estudantes (UNE)
Quando? De 27 a 29 de julho
Onde? Salvador – BA
Inscriçõeshttp://inscricao.une.org.br/

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo