Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Haddad, Tico Santa Cruz, Teatro Oficina, são algumas atrações da Bienal

27/01/2017 às 11:57, por Da Redação.

Fortaleza recebe maior festival estudantil da América Latina entre os dias 29 de janeiro e 1 de fevereiro; programação do evento mistura política e cultura com mais de 100 atrações, para um público esperado de mais de 5 mil estudantes

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, recebe a partir do próximo domingo (29) a décima edição da Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE). Considerada o maior festival estudantil da América Latina, a Bienal promoverá uma maratona de atividades artísticas, debates com personalidades de diversas áreas, oficinas, visitas guiadas a comunidades e projetos da cidade, além de uma grande “culturata”, passeata cultural da UNE pelas ruas de Fortaleza no encerramento do evento.

A Bienal apresenta mais de 100 atrações, abertas também à população de Fortaleza, todas com entrada gratuita (mediante a lotação), nos diferentes espaços do Dragão. O festival tem, como objetivo, apresentar uma mostra da produção realizada atualmente dentro das universidades brasileiras, assim como reunir convidados de destaque na política e na cultura, que possam multiplicar os olhares sobre as principais questões que envolvem a juventude brasileira.

 FEIRA DA REINVENÇÃO

O tema desta edição da Bienal é “Feira da Reinvenção”, uma homenagem à resistência criativa e reinventiva do povo brasileiro, a partir da imagem da diversidade das feiras populares nordestinas e da cultura cearense. O evento é realizado pelo Circuito Universitário de Cultura e Arte da UNE (Cuca). Antes de Fortaleza, a Bienal já passou em outras edições por Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.

Veja a programação completa da Bienal em anexo ou no site www.bienaldaune.org.br.

MÚSICA

As noites do festival no Dragão do Mar apresentarão à população local artistas de gêneros variados. A abertura (29) terá a estreia do projeto Elas Cantam Belchior, com cantoras da cidade homenageando o compositor em novas versões de seu repertório. Em seguida, apresenta-se a banda Selvagens à Procura de Lei. No dia 30, as atrações são os artistas da mostra convidada da Bienal, seguidos da cantora paraense Gaby Amarantos. Para encerrar, a última noite (31) apresenta Erivan, Gueto Roots e o rapper paulista Emicida.

DEBATES

Os Encontros da Bienal reúnem alguns personagens que estão no centro do debate público do país. Entre eles estão nomes da política como ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) e a ex-deputada federal Luciana Genro (Psol-RS). Na área da cultura, os debates trazem nomes como o ex-ministro da pasta Juca Ferreira e o músico Tico Santa Cruz.

NAVALHA NA CARNE E AULA DE JOSÉ CELSO MARTINEZ

Uma das peças ícones da dramaturgia brasileira, Navalha na Carne, será apresentada na Bienal da UNE, no dia 31, com encenação do celebrado Teatro Oficina (SP), liderado pelo ator e diretor José Celso Martinez. José Celso também participa do festival, na mesma data, apresentando uma aula magna, aberta ao público, com o tema da Bienal.

OFICINAS E VISITAS GUIADAS

As oficinas da Bienal promovem pequenos cursos nas áreas da arte e da comunicação. Já a programação do Lado C levará estudantes de todo o Brasil para conhecer comunidades e projetos da região metropolitana de Fortaleza, promovendo o intercâmbio dessas iniciativas com jovens de lugares e realidades diferentes.

PASSEATA CULTURAL EM FORTALEZA

O encerramento da Bienal é marcado pela “culturata”, uma passeata cultural da UNE que mistura festa e protesto, levando os estudantes a protestar contra os ataques à democracia e a política de retrocessos no país. O cortejo percorrerá a Praia de Iracema e será acompanhado de atrações culturais da cidade, no formato diverso de um bloco de carnaval.

 SOBRE A BIENAL DA UNE

A Bienal é a principal atividade cultural da UNE, a União Nacional dos Estudantes, que está completando 80 anos em defesa da educação pública, da democracia e da juventude. A UNE é referência entre as organizações da sociedade brasileira e representa mais de sete milhões de universitários de todo o país. A relação entre a UNE e a Cultura é antiga e passou pelo lendário CPC (Centro Popular de Cultura) na década de 1960. Com a ditadura militar, a perseguição, tortura e morte de estudantes, o trabalho foi interrompido, mas retomado em 1999 com a proposta das Bienais.

SOBRE O DRAGÃO DO MAR

O Centro Dragão do Mar, casa da Bienal, está entre os maiores e mais destacados espaços culturais do Brasil, com 30 mil metros quadrados e atrações como o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Planetário Rubens de Azevedo, Teatro Dragão do Mar, Salas do Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco, Anfiteatro Sérgio Mota, Espaço Rogaciano Leite Filho, Biblioteca Leonilson, Auditório, Multigalerias e espaços para exposições itinerantes e Parque Verde.

SERVIÇO

O que? 10ª Bienal da UNE
Quando? 29 de janeiro a 1º de fevereiro de 2017
Quanto? Aberto ao público. Pacote com acesso às atividades, alojamento e kit: R$ 200 ( apenas presencialmente)
Onde? Centro Dragão do Mar (R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza, Ceará)

 

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo