Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

FST em Porto Alegre reúne gerações para celebrar 15 anos e apontar caminhos

20/01/2016 às 10:54, por De Porto Alegre, Rafael Minoro.

Fórum Social Temático abriu oficialmente as atividades nesta terça com presença de diversos ativistas de todo o mundo

Teve início nesta terça-feira, 19 de janeiro, em Porto Alegre (RS), o Fórum Social Temático 2016. A edição traz o tema “Paz, Democracia, Direito dos Povos e do Planeta.”

Desde o dia 15, o tradicional acampamento do FST, armado no Parque Harmonia, recebe gente de todo o mundo. Pelo menos 10 mil pessoas já estão na capital do Rio Grande do Sul. São esperadas 20 mil.

Pouco antes do fim da tarde de sol quente, a praça do Mercado Público, no Largo Glênio Peres, foi tomada pela mistura de idades, cores, trajes, histórias e bandeiras característica do Fórum Social Mundial.

Cores e valores no 1º dia do FST Porto Alegre 2016. Veja aqui as fotos.

IMG_5858

Em harmonia com a cidade, os participantes ocuparam a região central em meio a conversas, calor e troca de experiências.

Os mais velhos se gabavam de terem participado da primeira edição, em 2001, realizada ali mesmo em Porto Alegre, período em que mundo passou a dar um basta no neoliberalismo e os movimentos sociais começavam a se fortalecer.

Os mais jovens mostravam entusiasmo de estarem também fazendo parte, 15 anos depois, de uma das principais iniciativas mundiais para se buscar alternativas ao sistema econômico vigente.

IMG_6214

A marcha de abertura seguiu pela Avenida Borges de Medeiros e terminou no Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa. Ali, foi montada uma das estruturas do Fórum e vai receber debates e shows. Uma feira negra também já está instalada no local.

Lideranças dos movimentos saudaram mais uma edição do Fórum. A presidenta da UNE, Carina Vitral, destacou a importância da unidade dos povos na luta em defesa da democracia e pediu que todos se unissem também contra a mercantilização do ensino.

“Um outro mundo só será possível se a educação não for tratada como mercadoria”, pontuou.

UNE, UBES e ANPG estão presentes no Fórum com um espaço dedicado aos debates sobre a conjuntura, juventude, educação, pesquisa e extensão. As entidades estudantis vão realizar até o dia 23 realizar diversas ações.

A concentração das atividades será no Redenção, um dos parques mais populares da cidade.

Cores e valores no 1º dia do FST Porto Alegre 2016. Veja aqui as fotos.

IMG_6048

Durante todos os cinco dias do Fórum, haverá uma linha circular com tarifa zero. Começará a funcionar às 8h30, na parada ao lado da Câmara de Vereadores, e seguirá até às 19h, passando pelo Acampamento da Juventude e Largo Zumbi dos Palmares.

Uma das figuras mais esperadas do Fórum Social Temático em Porto Alegre é o professor português Boaventura Souza Santos.

Boaventura é também um dos organizadores do Fórum Social da Educação Popular, que começou no domingo (17), como  uma das atividades preparatórias do FSMT 15 anos. Esta será a primeira edição do encontro, que surgiu a partir do seu projeto da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS).

O fórum temático no Brasil é preparatório à edição mundial do evento que ocorrerá em Montreal, no Canadá, entre os dias 9 e 14 de agosto, o primeiro a ser realizado no Hemisfério Norte.

IMG_6107

Cores e valores no 1º dia do FST Porto Alegre 2016. Veja aqui as fotos

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo