Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Fórum Social Mundial Temático começa hoje em Porto Alegre

19/01/2016 às 12:07, por Cristiane Tada.

Tenda da UNE terá programação especial com debates dentro do evento

O Fórum Social Mundial completa 15 anos com esta edição comemorativa Temática em Porto Alegre, que começa nesta desta terça-feira (19) e vai até o dia 23 de Janeiro.  O Fórum Social Temático é uma atividade preparatória para Fórum Social Mundial  2016, que acontecerá em 14 Agosto de 2016, em Montreal, no Canadá.

Cerca de 20 mil pessoas devem participar do evento, que tem mais de 470 atividades programadas em diferentes pontos da capital gaúcha.

O evento começa com sua tradicional Marcha de Abertura. Este ano, o evento carrega o lema: “Paz, Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta”. A caminhada terá sua concentração no Largo Glênio Peres a partir das 15h, seguindo pela Avenida Borges de Medeiros, e terminando no Largo Zumbi dos Palmares, Cidade Baixa, onde acontecem os shows culturais de abertura.

As demais atividades do Fórum serão realizadas na Redenção (Parque Farroupilha) e no Auditório Araújo Viana, na Assembleia Legislativa e na Casa de Cultura Mário Quintana. Só o Parque da Redenção terá 20 tendas para abrigar atividades.

Realizado pela primeira vez na capital em 2001, o FST propõe um balanço dos últimos 15 anos e debates sobre novas perspectivas para o mundo.

Mais uma vez o debate do Fórum se centra em buscar alternativas ao sistema econômico vigente, mas dando destaque a outra pautas como democracia, economia solidária, mídia livre, educação, direitos e empoderamento das mulheres.

Juventude na luta por paz, democracia e o direito dos Povos

O tema desta edição do Fórum Social Mundial – Temático é “Paz, Democracia e Direito dos Povos”. O diretor da UNE e secretário da Organização Continental Latino-Americana e Caribenha de Estudantes (Oclae), Rafael Bogoni, está no FST e vai participar dos debates. Para ele este é um momento difícil onde os movimentos precisam estar cada vez mais unidos para conseguir enfrentar a crescente onda conservadora impulsionada pelo imperialismo no mundo e fortalecida pelos grandes meios de comunicação. “ Eu acho que esta é a palavra-chave: união. Temos o exemplo da derrota da ALCA, há dez anos, que só foi possível pela unidade dos movimentos latino-americanos. Ou o próprio Fórum, que ao fazer uma análise crítica dos últimos 15 anos, nos traz a lembrança de quanto peso já jogou na região, e ainda pode jogar, e no mundo. A eterna consigna do Fórum, mais do que nunca precisa ser reafirmada, Outro mundo é possível‘”, afirmou.

Cerca de 3 mil jovens devem participar do Acampamento da Juventude, uma das marcas registradas do Fórum. A UNE tem uma tenda oficial com programação a partir do dia 20 de Janeiro. No dia 22 o espaço dos estudantes vai reunir debates sobre o movimento estudantil na luta por democracia no Brasil; o PNE – Expansão e Permanência; Reafirmando Direitos e Construindo Identidades. 

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo