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Forme um DCE em sua universidade e participe do 65º CONEG da UNE

24/02/2017 às 18:37, por Natasha Ramos.


Você sabe o que é um DCE e como formar um na sua universidade? Se liga neste passo a passo!

Entre os dias 17 e 19 de março, acontecerá, em São Paulo, o maior encontro de DCEs do Brasil. O 65º Conselho Nacional de Entidades Gerais da UNE é um dos mais importantes fóruns realizados pela entidade e reúne centenas de representantes de Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs), Uniões Estaduais dos Estudantes (UEEs), federações e executivas de cursos para debater assuntos ligados à Educação e conjuntura.

Você sabe o que é um DCE e como formar um na sua universidade?

O DCE é a entidade representativa de todos os estudantes de graduação de uma universidade. Ele possibilita aos estudantes o debate e mobilizações relacionadas àquela instituição, seus problemas, desafios gerais ou específicos.

Caso não haja um DCE na sua universidade, junte-se a outros colegas e forme o seu. Saiba como!

10 Passos para formar um DCE

1º passo: Organize-se com outros estudantes

Passe em salas de aula e convide os representantes das turmas e os interessados para um encontro. A ideia é conversar sobre o que é o movimento estudantil, a importância da organização dentro da universidade e quais os passos para criar um DCE. Nessa reunião, faça uma votação e escolha um grupo de responsáveis para formar uma comissão.

2º passo: Forme a comissão

O papel da comissão é passar em salas de aula e compartilhar as informações discutidas no encontro. O objetivo é dar início à constituição de uma organização estudantil na faculdade, convidando mais gente para fazer parte e deixando aberto o espaço para que todos possam contribuir e expor suas opiniões.

3º passo: Formule o estatuto e realize a assembleia de fundação

A comissão é a responsável por formular a proposta de estatuto de fundação da entidade e pode, também, apresentar uma “carta aberta aos estudantes”, deixando claro os objetivos e as responsabilidades daquela organização que está sendo criada. Depois, é necessário marcar um novo encontro com o pessoal do curso para aprovar os documentos e discutir outros demandas. Essa reunião será a assembleia de fundação.

4º passo: Realize a primeira eleição

Nessa assembleia de fundação, além de aprovar o estatuto, define-se um nome para a entidade e é eleita uma comissão eleitoral responsável por organizar a primeira eleição da diretoria. Ela vai definir as regras para a eleição e indicar uma data de realização em um prazo razoável para que os interessados em participar possam se organizar e inscrever as suas chapas.

ATENÇÃO: É importante registrar toda a reunião e as suas deliberações em uma ata que deve ser assinada por todos os presentes.

5º passo: Divulgue a eleição

Escolhida a data da eleição, estabeleça um prazo para a inscrição das chapas. Todo o processo deve ser feito de forma transparente, com divulgação ampla dos prazos para que todos possam participar. É muito importante que os estudantes do curso tenham conhecimento da data, do horário e das regras da eleição. Passe nas salas de aula, faça cartazes, faixas e panfletos para a divulgação.

6º passo: Promova a disputa de ideias

A saudável disputa de ideias é uma das principais características do movimento estudantil. Então, é importante que, após inscritas, as chapas tenham um prazo, determinado pela comissão eleitoral, para organizar as suas campanhas. Reserve um horário no auditório da universidade, convide os estudantes e promova um debate entre as chapas.

7º passo: Eleja a diretoria

A eleição pode ser realizada em 1 (um) ou mais dias. Isso pode depender em razão da quantidade de estudantes e turnos existentes do curso. O objetivo principal é sempre ter a maior participação. Então, é preciso facilitar o processo para o estudante, instalando bancas de votação com as urnas em lugares de grande circulação dentro da universidade (lanchonetes, livrarias, xerox, corredores). O horário de votação precisa ser longo e abranger os três turnos. No dia da eleição, não deixe de passar em sala de aula convidando todos a participar.

8º passo: Apure e divulgue o resultado da eleição

Após o término da eleição, com todas as bancas de votação encerradas e as urnas fechadas, é hora de apurar os votos. A comissão eleitoral é responsável por fazer a ata registrando o número de votantes e a votação de cada chapa, declarando e divulgando a vencedora.

*ATENÇÃO: É importante que esse resultado seja registrado em Cartório, junto com a ata de fundação do DCE, que foi feita na assembleia geral.

9º passo: Escolha a diretoria

A chapa vencedora agora precisa juntar todos os que participaram da sua campanha e de forma democrática escolher a diretoria da entidade. A diretoria da entidade precisa se cadastrar junto à UEE (quando houver) e à UNE, o que irá garantir que a sua organização receba materiais informativos e possa participar dos fóruns e congressos do movimento estudantil.

10º passo: Registre seu DCE

Para o registro da diretoria e do DCE, é preciso estar de posse dos seguintes documentos:

– Carta convocatória da assembleia-geral de fundação do DCE.

– Lista de presença, assinada, da assembleia-geral.

– Ata da assembleia-geral assinada por quem a presidiu e por quem redigiu a ata. (3 cópias autenticadas)

– Estatuto da entidade adequado à legislação atual. (2 cópias originais ou uma autenticada)

– Cópia da carta convocatória da eleição aos estudantes.

– Ata de eleição da diretoria. (2 cópias)

– Ata de posse da diretoria. (2 cópias)

CREDENCIAMENTO NO CONEG

Se você já faz parte de um DCE e deseja participar do 65º Coneg, fique atento!

Para se credenciar como delegado da sua entidade é necessário entregar a documentação exigida pessoalmente no dia 13 de março, das 10h às 22h, ou até essa data via correios, na sede das entidades estudantis (Rua Vergueiro, 2485, Vila Mariana, SP).

Todas as entidades devem estar credenciadas segundo regimento do 65º Coneg.

> Baixe a ata e o regimento aqui – Ata do 65º CONEG da UNE

Saiba mais aqui!

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