Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

#FicaPIBID essa luta nos UNE: confira nota da União Nacional dos Estudantes

31/10/2017 às 16:16, por Renata Bars.


Entidade se posiciona contra a nova política de formação de professores, que pode substituir o atual Pibid

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) pode estar sob ameaça. O anúncio da nova política de formação de professores realizado pelo Ministério da Educação (MEC), com a proposta de residência pedagógica no lugar das bolsas ofertadas pelo Programa representa um retrocesso na educação brasileira.

A União Nacional dos Estudantes acredita que ”O Pibid hoje é um programa com mais de 60 mil bolsas, e convênio com mais de 5 mil escolas, gerando um vínculo entre escola e universidade, fortalecendo a formação de professores e contribuindo para uma formação prática dos estudantes de licenciatura.”

Leia na íntegra:

#FicaPIBID essa Luta nos UNE

Nos mês de outubro, onde comemoramos o dia dos professores, o governo golpista implementa mais um ataque contra a educação, o ministério da educação tomou a decisão de substituir o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) por uma residência pedagógica.
O Pibid hoje é um programa com mais de 60 mil bolsas, e convênio com mais de 5 mil escolas, gerando um vínculo entre escola e universidade, fortalecendo a formação de professores e contribuindo para uma formação prática dos estudantes de licenciatura. A substituição do Pibid por uma residência pedagógica, disfarçado num falso discurso de modernização, não é nada mais que a substituição da contratação de professores pela mão de obra dos estudantes de licenciatura, precarizando ainda mais nossa educação.
Durante o ano passado, o Pibid foi ameaçado de corte, e rapidamente os bolsistas a o conjunto do movimento estudantil tomaram as universidades e as ruas em defesa do Pibid, conseguindo reverter a situação, hoje o governo golpista faz mais esse ataque a educação.
A UNE que conquistou o 10% do PIB pra educação no PNE e os royalties do pré-sal para educação, convoca a todos os estudantes para mais uma luta, dessa vez em defesa do Pibid.

São Paulo, 31 de outubro de 2017.
União Nacional dos Estudantes

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo