Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Festival da Utopia celebra resistência democrática através da cultura

21/06/2016 às 19:23, por Redação.

Evento começa amanhã em Maricá (RJ) com tenda da UNE dentro da programação, convidados nacionais e internacionais, shows e apresentações artísticas 

Começa nesta quarta-feira (22) e vai até o domingo(26) o Festival da Utopia na cidade de Maricá (RJ), um grande encontro de dimensão internacional entre movimentos sociais, artistas e pensadores de vários países para debater a construção da resistência democrática no século XXI. A busca por novas ideias e ações práticas em resposta à conjuntura em que vive o Brasil e a América Latina é o mote do evento que agrega debates com ícones mundiais da esquerda, feira da reforma agrária, encontro internacional de teatro, lideranças internacionais da juventude, grupos de teatro da América Latina, acampamento, feira literária, programação musical, atividades para as crianças e percursos culturais e ecológicos pela cidade.

Durante 5 dias, a programação se dividirá em vários espaços da cidade e envolverá os cidadãos maricaenses, além de convidados e interessados do Rio de Janeiro e região. Mais de 20 caravanas de todo Brasil estão confirmadas e um grande acampamento com programação própria e colaborativa, estrutura para hospedagem e alimentação, receberá os interessados. A UNE também participa do evento com uma tenda dos Estudantes com colaboração do Circuito Universitário, o Cuca da UNE, que vai trazer uma programação própria com várias atividades de teatro e mídia, além da realização de um baile funk.

Para a abertura estão confirmados o ex-presidente Lula e Aleida Guevara, filha do lendário Che. Dentre os convidados estão ainda a presidenta da UNE, Carina Vitral,  Vandana Shiva, indiana ativista ambiental, Tariq Ali, escritor ativista paquistanês, Danny Glover, ator e ativista norte americano, entre outras personalidades. Os debates abordarão temas como economia, relações humanas, cultura, política e meio ambiente.

A presidenta Dilma Rousseff participará de um ato na cidade no sábado dia 24 de junho.

O palco localizado na Praia da Barra receberá ainda artistas como Racionais, Emicida, Beth Carvalho, Detonautas Roque Clube e Chico César. Artistas regionais e locais também terão destaque para apresentar seu trabalho. As apresentações de teatro acontecerão na Praça Central de quarta à sexta. Já a Feira da Reforma Agrária e da Economia Solidária irá oferecer alimentos orgânicos e uma Feira Literária com títulos de mais de 30 editoras.

A organização do festival é feita por movimentos sociais e redes culturais como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Levante Popular da Juventude, Fora do Eixo, dentre outros. A realização é da Prefeitura Municipal de Maricá e todas as atividades serão gratuitas e abertas à sociedade.

PROGRAMAÇÃO

Confira a programação completa no site do Festival da Utopia 

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo