Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

FATEC, UFC e UFRGS elegem delegados para o Congresso da UNE

14/05/2015 às 19:29, por Cristiane Tada.

O movimento estudantil brasileiro se encontrará em Goiás

A 20 dias do 54º Congresso da UNE, universidades do Brasil todo elegem os representantes que terão direito a voz e voto no maior fórum do movimento estudantil brasileiro, que vai decidir entre outras coisas a próxima diretoria da UNE.
As inscrições para o 54º Congresso da UNE, que acontece de 3 a 7 de junho, em Goiânia, estão abertas pelo site inscricao.congressodaune.org.

FATEC-SP EM DEFESA DO ENSINO TÉCNICO

Em São Paulo, a Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC), com 75 mil estudantes matriculados em 64 unidades espalhadas pelo Estado, realizou em 41 delas eleição para os delegados que vão ao Congresso da UNE no último dia 5 de maio. O processo se deu junto com a eleição do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que teve como vencedora a chapa “Conexão Fatecana” com 10.042 votos. Foram eleitos 74 delegados que vão levantar a bandeira do ensino tecnológico em Goiânia.
De acordo com o estudante Henrique Domingues, integrante do DCE, os estudantes querem pautar o incentivo a pesquisa científica aplicada. “Na nossa opinião o ensino tecnológico tem papel fundamental no desenvolvimento econômico através da produção de novas tecnologias e inovação podemos promover a otimização dos processos produtivos dos mais variados setores da economia”, destacou.

FEDERAL DO CEARÁ LUTA POR ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Já na Universidade Federal do Ceará (UFC) a eleição de ocorreu dias 6 e 7 de maio com a escolha de 26 delegados.
De acordo com o estudante de Ciências Contábeis da UFC, Gabriel Rodrigues, os representantes da universidade vão reforçar no encontro a necessidade de mais assistência estudantil para garantir a permanência e a formação com qualidade.
Ele elencou algumas medidas como criar bolsa permanência para cotistas, café da manhã para todos os estudantes no Restaurante Universitário (RU), bem como aumento da frota de ônibus intercampi.
“Na UFC, precisamos também da criação da carreira de guarda universitária. Houve um crescimento físico da universidade e a falta de preparo da segurança patrimonial que temos hoje é visível. Por vezes, deparamo-nos com casos de violência, como assaltos, tentativas de agressões principalmente contra as mulheres e atos de machismo, racismo e homofobia dentro dos campi, e segurança patrimonial não sabe como agir”, ressaltou.

UFRGS LEVARÁ 30 DELEGADOS

Os 30 delegados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), eleitos nos dias 5 e 6 de maio, vão engrossar o coro da luta por mais verbas de assistência e permanência estudantil também.

De acordo com a estudante de Ciências Sociais e coordenadora da UEE Livre – Dr. Juca, Ana Carolini, grande parte das carências dos estudantes gaúchos é de estrutura na instituição. Ela enumerou as necessidades: uma biblioteca central, casa do estudante do Campus da Vale, abertura dos RUs nos fins de semana e um parque tecnológico.
“Queremos ainda mais cursos noturnos, reajuste no valor das bolsas, e inclusão da extensão nos currículos”, afirmou.

Como funciona a eleição de delegados?

Entre as funções de um DCE também está a de organizar o processo eleitoral no qual são definidos os delegados/as que terão direito ao voto no Congresso da UNE. Esses delegados são eleitos na proporção de um para cada mil estudantes. Existem duas modalidades para a eleição de delegados: presencial ou ensino à distância. A presencial é tocada pelo DCE da universidade, que precisam estar devidamente cadastrados junto à CNECO. Para saber se seu DCE está participando das eleições clique aqui.
Para as instituições em que os DCEs não se credenciaram até a data limite, dia 27 de março de 2015, ficou facultado a criação de comissões de 10 estudantes para realizar a eleição. Já a de ensino a distância é exclusivamente estadual e realizada também por comissão de dez alunos. (Leia as instruções aqui).
As eleições presenciais são diretas e realizadas em urna. Para participar do processo, o único critério é ser estudante devidamente matriculado na instituição. É respeitado também o método da proporcionalidade de cada chapa participante ao pleito, o que garante a eleição de delegados que representam uma pluralidade de ideias em cada universidade.
Vale ressaltar que apenas os delegados/as eleitos/as em suas universidades podem votar durante o Congresso. Os observadores credenciados podem participar da elaboração de teses, opinar, participar de todas as atividades, mas não tem direto ao voto.

Inscrições

Estudantes de todo o Brasil podem efetuar a sua inscrição para o 54º Congresso da UNE (Conune) com valor R$ 75 (até 29 de maio de 2015). Depois desta data limite, será cobrada a taxa de R$ 150 e a inscrição só poderá ser feita pessoalmente no dia do Congresso.
Acesse o site inscricao.congressodaune.org.br, preencha os dados, anexe os documentos obrigatórios e siga os passos do formulário. Você será avisado de todo o andamento do processo via e-mail até a sua inscrição ser concluída. Caso tenha dúvida em relação ao pagamento, envie e-mail para: pagamento.54congressoune@gmail.com
Neste ano os estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni), contratantes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além dos que ingressaram na universidade por meio da política de cotas e os bolsistas de programas institucionais estão isentos da taxa de inscrição. Atenção! A inscrição com a isenção da taxa só será aceita até o dia 23 de maio de 2015.
O inscrito terá direito à participação em todas as atividades do 54º Congresso da UNE, como debates, palestras, atos políticos, grupos de discussão e intervenções culturais.
O inscrito também tem direito ao alojamento, que será feito em escolas e universidades, alimentação (café, almoço e jantar) e ao translado interno de ônibus apenas entre o alojamento e o local onde estará ocorrendo o congresso. Atenção! A inscrição não inclui transporte da cidade do participante até a cidade sede do Congresso.

Serviço

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo