Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Faça o Documento do Estudante 2017 e garanta o direito à meia-entrada

09/02/2017 às 17:18, por Renata Bars.


Carteira com identificação padronizada pelas entidades estudantis garante meia-entrada em todo território nacional

O ano letivo começou e para garantir o seu direito à meia-entrada é necessário renovar ou fazer o seu novo documento do estudante com validade a partir de março de 2017. A carteira com identificação padronizada pelas entidades estudantis, UNE, UBES e ANPG garante o direito a pagar meia em todo território nacional em eventos culturais e esportivos. O Documento pode ser adquirido por meio do site www.documentodoestudante.com.br

O custo de confecção da carteira é de R$30,00, mais o valor do frete, que varia conforme a localidade.

A meia-entrada

Desde 2001 uma medida provisória (2.208/2001) que determinava que qualquer comprovante era válido como documento estudantil fez com que milhares de falsas instituições de ensino surgissem, gerando um descontrole do acesso à meia-entrada. Com isso, os produtores culturais passaram a dobrar o valor dos ingressos e o que era meia, passou a ser inteira.

A regulamentação da leia da meia-entrada (n° 12.933/2013) em outubro de 2015 mudou este cenário e estabeleceu um único Documento Nacional do Estudante: uma carteirinha segura, com certificação eletrônica e livre de fraudes. As carteirinhas são emitidas somente pela rede do movimento estudantil: UNE, UBES, ANPG, UEE com participação do CA, DA e DCE.

Confira o passo-a-passo para fazer a sua

1) Digitalize os seguintes documentos:

1 (uma) foto 3×4 recente. O fundo da foto deve ser neutro e não conter nada além da imagem da pessoa fotografada (padrão RG., Carta de Motorista, Passaporte);

1 (um) documento de identificação (RG, CPF, CNH, RNE – Registro Nacional de Estrangeiros – ou passaporte).

1 (um) comprovante de matrícula fornecido pela sua instituição de ensino ou um boleto da mensalidade, emitidos no ano vigente.

Os arquivos devem estar em formato JPEG,JPG, PNG ou em PDF com tamanho máximo de 3MB (foto deverá estar em JPG, PNG ou JPEG).

2 – Acesse o site www.documentodoestudante.com.br e crie o seu usuário e senha. Se já tiver um, é só fazer o login;

3 – Preencha os seus dados pessoais e os da sua instituição de ensino;

4- Faça o upload da foto e dos demais documentos;

5 – Confira todos os seus dados e, então, confirme;

6 – Faça o pagamento da solicitação usando o cartão de crédito ou boleto bancário.

Se todos os dados forem validados ficará disponível o documento provisório para ser utilizado até a entrega do documento definitivo. Caso ocorra algum problema na verificação das informações, você receberá um comunicado por e-mail e em sua área restrita com instruções para correção.

O processo de solicitação pode ser acompanhado pelo site, em sua área restrita.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo