Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Etapas da 3ª Conferência Nacional de Juventude acontecem em todo o Brasil

02/09/2015 às 17:20, por Cristiane Tada.

Encontros presenciais e na internet vão ajudar a construir políticas públicas para jovens

A 3ª Conferência Nacional de Juventude acontecerá em Brasília de 16 a 19 de dezembro com o tema ‘As várias formas de mudar o Brasil’.

O objetivo da 3ª Conferência é atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do Brasil, reconhecendo e potencializando as formas de expressão dessa parcela da população, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceito. As propostas e resoluções da etapa nacional servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Juventude, que vai definir a política aos jovens no país para os próximos 10 anos.

As etapas municipais já estão sendo realizadas em todo o Brasil com debate e participação da juventude com a provocação ‘Como você muda o Brasil? A sua cidade? O seu bairro?’

Estes espaços são abertos para discutir, analisar, reivindicar e propor ações para os poderes públicos, mas também para pactuar instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações, com foco no controle social das políticas públicas de juventude.

Além das etapas presenciais em todos os estados acontece ainda uma etapa totalmente digital até o dia 31 de outubro através do app disponível (veja abaixo como baixar) para Android ou iOS.

Nesses eventos, são discutidos temas relacionados aos direitos dos jovens e qualquer um pode elaborar uma proposta. As mais apoiadas e votadas seguem para a etapa final em Brasília e serão votadas pelos delegados que estão sendo eleitos nas etapas estaduais, na etapa digital e em uma etapa especial com as juventudes de povos e comunidades tradicionais.

Como participar?

Todo mundo pode participar da Conferência apontando propostas, comentando, seguindo, mobilizando apoiando outras propostas e concorrendo para ser um delegado!

– Pela internet: acesse www.juventude.gov.br/conferencia e siga o passo a passo para inserir sua proposta.

– Proposta em papel: caso não tenha acesso direto à internet, escreva sua proposta em papel e peça ajuda a um conhecido que consiga inscrevê-la no site para você.

– Conferências livres: organize e participe de encontros locais para formulação e coleta de propostas.

– Etapas presenciais: participe das etapas presenciais no seu Município e Estado para dialogar e elaborar as propostas que serão inscritas na plataforma digital para seguirem para as próximas etapas. Fique de olho nas redes da Secretaria Nacional de Juventude e não perca as datas.

– Para poder participar com direito a voto nas discussões da fase final o/a jovem deverá se cadastrar como delegado/a em alguma das fases preliminares.

Aplicativo

A Secretaria Nacional de Juventude lançou um aplicativo em que através do celular, computador ou tablet, qualquer jovem a partir de 15 anos, de todo o Brasil, vai poder fazer propostas para a 3ª Conferência Nacional de Juventude.

Baixe aqui. 

Assista o vídeo e saiba como registrar propostas para a 3ª Conferência Nacional da Juventude. Participação faz a diferença. Colabore!

 

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo