Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/une/public_html/site/wp-includes/post-template.php on line 284
UNE - União Nacional dos Estudantes » Estudantes protestam contra demissões na Universidade Estácio de SáEstudantes protestam contra demissões na Universidade Estácio de Sá Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Estudantes protestam contra demissões na Universidade Estácio de Sá

07/12/2017 às 18:09, por Renata Bars.

Estudantes protestam na unidade de Ribeirão Preto em SP
Foto: Rodolfo Tiengo/G1

Atos acontecem em diversos campi do estado fluminense e também ao redor do país

Em retaliação à demissão de 1200 professores anunciada pela Universidade Estácio de Sá, estudantes das unidades fluminenses realizaram protestos em diversos campi da instituição. Alguns ameaçam abandonar as aulas caso a universidade não volte atrás.

Segundo informações publicadas no Jornal Folha de São Paulo as demissões seriam efetivadas em decorrência da nova lei trabalhista. Em janeiro novos profissionais seriam recontratados nos termos da nova lei.

Aconteceram atos em todo o estado nos campi Tom Jobim e João Uchôa. No início da noite ainda acontecem manifestações no campus Ilha do Governardor. Na sexta-feira (8/12) é a vez dos campi de Niterói, Nova Iguaçu e Madureira. No dia 11/12 o campus Vargas 1 será palco de novos atos.

Presente nos atos, o diretor da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ), Leolo Lopes, acredita que as demissões estão ocorrendo justamente pelos retrocessos oriundos da nova reforma trabalhista e o descaso com a educação neste governo.

”Pra além da própria reforma trabalhista que está viabilizando a instituição a fazer essas demissões e posteriores recontratações, tem a questão de disciplinas presenciais que estão sendo transformadas em disciplinas online, tudo com base no lucro, tratando a educação mais uma vez como mercadoria”, falou.

Confira os atos que ocorrerão no Rio de Janeiro:

7/12– a partir das 19h – Campus Ilha do Governador
8/12– a partir das 16h – Campus Niterói (confirme presença no evento do Facebook)
8/12 – a partir das 18h – Campus Nova Iguaçu
8/12 – a partir das 19h – Campus Madureira
11/12 – a partir das 18h – Campus Vargas 1

OUTROS ESTADOS

Ontem (06) estudantes da Estácio de Ribeirão Preto do campus Maurílio Biagi. Vestidos de preto, com narizes de palhaço e cartazes, cerca de cem estudantes, se reuniram e promoveram um apitaço dentro do prédio.

Nesta quinta-feira a partir das 18h acontece um ato no campus Prado da Estácio de Sá, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Na capital paraense, também as 18h, estudantes realizarão uma manifestação no campus Iesã.

Novos atos devem ocorrer ao longo dos próximos dias. Acompanhe as informações no site e nas redes da UNE.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo