Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Estudantes pernambucanos em defesa da educação

29/05/2015 às 17:39, por Cristiane Tada.

Atos nas ruas e em várias universidades marcaram a quinta-feira de luta no Estado

Na última quinta-feira (28) no Recife, estudantes da UNE, UBES, UMES, União de Estudantes de Pernambuco Cândido Pinto, saíram em manifestação de frente do Ginásio Pernambucano, sede histórica dos estudantes recifenses na Rua do Hospício, e caminharam até a frente do Banco Central em ato proclamado pelas entidades estudantis do Dia Nacional de Lutas pela Educação.

Os estudantes demonstraram todo o seu descontentamento ao corte de verbas de R$ 9 bilhões na educação anunciado na última semana pelo governo federal. O ato seguiu em direção à Assembleia Legislativa, onde os estudantes com palavras de ordem defenderam os professores que entra​ra​m em greve no último mês.  Os professores da rede estadual de ensino entraram novamente em greve sexta-feira (29).  A nova paralisação dos professores foi decidida em assembleia do Sindicato dos Trabalhadores de Educação em Pernambuco (Sintepe) no último dia 21 de maio. Eles pedem um aumento de 13,01% nos salários dos quase 50 mil profissionais da categoria.

Já em frente à sede da Polícia Civil, os jovens também se manifestaram contra a proposta de redução da maioridade penal.

Além disso, durante o dia todo e a noite aconteceram também várias mobilizações de estudantes em várias universidade do Estado como na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Universidade Federal Rural de Pernambuco (Ufrpe), nos campi Benfica e Nazaré da Mata da Universidade de Pernambuco (UPE), na Faculdade Estácio de Recife, e na Faculdade Mauricio de Nassau.

“Hoje foi um dia de muita luta que mobilizou milhares de indignados no país inteiro, que não aceitarão nenhum corte nos recursos da educação brasileira. Nós somos a geração que, custe o suor que custar, conquistará 10% do PIB para o setor”, afirmou o diretor da UNE, Thauan Fernandes, que participou dos atos.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo