Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Estudantes ocupam reitoria da UFMA em protesto contra código de conduta

07/07/2015 às 17:07, por Cristiane Tada.

DCE quer participar das decisões do Conselho Superior Universitário

Os estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) ocuparam a reitoria da instituição nesta terça-feira (07/7) pedindo a revogação imediata do Regulamento Disciplinar do Corpo Discente, resolução que determina direitos e deveres dos estudantes.

O documento foi aprovado no último dia 1/7 por uma edição extraordinária Conselho Superior Universitário (Consun), e desde então tem gerado muita discussão no campus e nas redes sociais.  Isto porque o conjunto de normas são um tanto controversas.

Entre os pontos mais polêmicos da resolução estão “portar-se de acordo com o princípio da ética e da moral”, “não provocar ou participar de atos de indisciplina ou outras manifestações” bem como são deveres dos integrantes do corpo discente “portar-se sempre de acordo com os princípios da ética e da moral”.

Para o Diretório Central de Estudantes (DCE) esse regimento não foi amplamente discutido com todo o corpo discente, que é a parte mais interessada.

Um dos coordenadores geral do DCE, o estudante Cleison Moreira,  explicou que além da  revogação imediata do código disciplinar os estudantes querem a garantia de participação nas votações com um assento do DCE no Consun.  “Além disso, reivindicamos uma creche para a universidade; mais segurança no campus; Restaurante Universitário nos campi do continente; casas estudantis nos campi do continente; melhoria do transporte e ampliação do RU de São Luis”, afirmou.

O  vice-presidente da UNE no Estado, Luiz Eduardo,  explica que os estudantes são contra esse código de conduta porque entendem que “a universidade é um espaço amplo e aberto que não deve nos reprimir na forma que nos vestimos. O texto apresenta até mesmo punições como suspensão até expulsão dos estudantes”, ressalta.

E afirma: “nós sairemos da reitoria quando o reitor, Professor Natalino Salgado, vir em pessoa negociar conosco “.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo