Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Estudantes protestam contra aumento da tarifa em Porto Alegre

23/02/2016 às 17:07, por Redação con informações do Jornal Sul 21.

Primeira manifestação após aumento de 15,38% na passagem reuniu 2 mil pessoas

Nesta segunda-feira (22) 2 mil pessoas, entre eles estudantes universitários e secundaristas protestaram contra o aumento da tarifa de ônibus em Porto Alegre (RS). O ato foi organizado pelo Bloco de Lutas que reúne várias entidades e coletivos, defende o passe livre e um maior diálogo entre prefeitura e população sobre o tema.
A concentração começou às 17h e saiu de frente da Prefeitura Municipal, marchou pelas ruas do Centro da cidade e terminou no Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa.
“Se a tarifa não baixar imediatamente os protestos vão continuar!”, afirmou a coordenadora da União Estadual de Estudantes-Livre Dr. Juca, Thaís Berg.
De acordo com Thaís está sendo organizada uma plenária com todas as entidades que estão na luta contra a elevação do transporte para planejar as próximas ações.

Legalidade do aumento

Foi o primeiro dia em vigor da nova tarifa que foi de R3,25 para R$3,75. O aumento de 15,38% causou indignação na população e foi anunciado na sexta-feira (18) pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), sem passar pelo crivo do Conselho Municipal de Transporte Urbano (Comtu) .
Parlamentares do PSOL protocolaram uma ação cautelar contra o aumento das e argumentam que a licitação está sendo contestada na Justiça pela Stadtbus, empresa que foi desclassificada — e era a única que não operava o sistema quando a licitação foi feita — , além do fato de o reajuste não ter passado pelo Comtu, que deveria ter sete dias para estudar o valor proposto.

protesto aumento

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo