Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Estudantes de saúde coletiva da UEA promovem encontro regional

29/09/2015 às 18:06, por Renata Bars.


Evento debateu a formação e apontou os rumos para os novos sanitaristas do país

Estudantes do curso de Saúde Coletiva do Núcleo de Ensino Superior de Presidente Figueiredo da UEA, promoveram na última semana a terceira edição do Encontro Regional de Estudantes de Saúde Coletiva (Eresc-Norte). O evento aconteceu de 23 a 25 de setembro e contou com a participação de centenas de graduandos e interessados no tema.

Intitulado “Sanitarista: Profissão ou Ocupação?”, o encontro teve como principal objetivo discutir a inclusão da profissão em todo território nacional.

Para o diretor da UEE-AM e membro do DCE-UEA, Danilo Duarte o evento foi uma oportunidade para os estudantes de Saúde Coletiva debaterem suas demandas.  ‘’Foi um momento de reafirmar a luta em defesa do SUS e sua qualidade, mas também  de discutir sobre a necessidade de reconhecer nosso curso como profissão’’, pontuou.

Um sanitarista trabalha com o planejamento e a avaliação de programas de saúde e com as práticas coletivas de proteção da saúde, sem prestar assistência individual. Sua atuação consiste em exercer  ações de promoção, vigilância e educação da saúde, colaborando para as práticas de participação social, seja em instituições públicas ou privadas.

‘’É um evento importante para a formação dos estudantes e também  para a trocar informações e conhecimentos, pois somos dos mais diversos municípios do Amazonas e cada município existem suas peculiaridades no que diz respeito ao tema da saúde’’, falou a estudante Paloma Cabus.

Os estudantes irão levar os encaminhamentos debatidos  para 5º Encontro Nacional de Estudantes de Saúde Coletiva (Enesc), que acontecerá em novembro, na capital federal.

carteira de estudante

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo