Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Estudantes de saúde coletiva da UEA promovem encontro regional

29/09/2015 às 18:06, por Renata Bars.

Evento debateu a formação e apontou os rumos para os novos sanitaristas do país

Estudantes do curso de Saúde Coletiva do Núcleo de Ensino Superior de Presidente Figueiredo da UEA, promoveram na última semana a terceira edição do Encontro Regional de Estudantes de Saúde Coletiva (Eresc-Norte). O evento aconteceu de 23 a 25 de setembro e contou com a participação de centenas de graduandos e interessados no tema.

Intitulado “Sanitarista: Profissão ou Ocupação?”, o encontro teve como principal objetivo discutir a inclusão da profissão em todo território nacional.

Para o diretor da UEE-AM e membro do DCE-UEA, Danilo Duarte o evento foi uma oportunidade para os estudantes de Saúde Coletiva debaterem suas demandas.  ‘’Foi um momento de reafirmar a luta em defesa do SUS e sua qualidade, mas também  de discutir sobre a necessidade de reconhecer nosso curso como profissão’’, pontuou.

Um sanitarista trabalha com o planejamento e a avaliação de programas de saúde e com as práticas coletivas de proteção da saúde, sem prestar assistência individual. Sua atuação consiste em exercer  ações de promoção, vigilância e educação da saúde, colaborando para as práticas de participação social, seja em instituições públicas ou privadas.

‘’É um evento importante para a formação dos estudantes e também  para a trocar informações e conhecimentos, pois somos dos mais diversos municípios do Amazonas e cada município existem suas peculiaridades no que diz respeito ao tema da saúde’’, falou a estudante Paloma Cabus.

Os estudantes irão levar os encaminhamentos debatidos  para 5º Encontro Nacional de Estudantes de Saúde Coletiva (Enesc), que acontecerá em novembro, na capital federal.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo