Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Estudantes da UEZO protestam e avisam: vai ter ocupação!

03/12/2015 às 18:09, por Renata Bars.

Cortes na educação e situação precária da universidade motivam ações

Cerca de 200 estudantes da Universidade Estadual da Zona Oeste do Rio de Janeiro (Uezo) fizeram uma passeata na manhã desta quinta-feira (3) contra os cortes na educação do estado que tem afetado os salários de professores e funcionários e até a limpeza da instituição.

A manifestação teve início na igreja Nossa Senhora do Desterro e tomou as principais vias do bairro de Campo Grande, zona oeste da cidade. Com faixas e cartazes, os estudantes chamaram a atenção para o caos que vive atualmente uma das maiores universidades do Rio.

Criada há dez anos, a Uezo ainda não tem sede própria. Todas as aulas são ministradas no prédio do Centro Integrado de Educação Pública (Ciep). Segundo funcionários, também não há quadro técnico-administrativo concursado, seus docentes e técnicos não têm plano de cargos e carreira, e há quatro anos professores e funcionários não têm reajuste salarial.

Ao final da caminhada uma assembleia estudantil decidiu pela ocupação dos espaços da instituição na próxima segunda-feira (7).

‘’Historicamente a Uezo é muito negligenciada pelo governo do estado. Por isso estamos nos mobilizando e travando uma grande luta contra os cortes no orçamento da educação. As ocupações surgem para trazer uma esperança para fazer um debate não somente de como iremos terminar esse ano letivo, mas também em quais condições iniciaremos o próximo’’ explicou o presidente da UEE-RJ, Leonardo Guimarães, que participou da manifestação.

Crise em todo estado

Os cortes anunciados pelo governo do Rio de Janeiro acarretaram numa série de problemas nas universidades do estado. Atualmente, 4 campi da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) estão ocupados pelos estudantes que exigem respostas concretas sobre os pagamentos de bolsas e salários atrasados.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo