Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Estudantes acampam dentro da Unochapecó (SC) contra reajuste nas mensalidades

02/12/2015 às 17:21, por Renata Bars.

Passeatas e ocupação rechaçam o aumento proposto pela reitoria

Há cerca de três semanas, estudantes da Unochapecó, em Santa Catarina, vem travando uma ofensiva contra uma proposta de reajuste das mensalidades. Na noite da última terça-feira (1/12), representantes do DCE iniciaram uma ocupação na secretaria do campus em protesto ao aumento que a reitoria quer impor.

‘’Nossa universidade é comunitária e exatamente por isso se dispõe a um diálogo com os estudantes. Contudo, percebemos que as reuniões e passeatas dos últimos dias não surtiram efeito. A reitoria tenta justificar o aumento com planilhas sem detalhamento. Queremos mais transparência, não aceitamos aumentos abusivos acima da inflação’’, falou o secretário de movimento estudantil do DCE, Luís Henrique.

Até o momento as negociações entre reitoria e DCE não surtiram efeito. A universidade propõe o mínimo de 10,9% de aumento, enquanto os estudantes exigem o valor  máximo de 9,3%.

Uma nova reunião está marcada para as 20h desta quarta-feira.

Para Luís Henrique, as mobilizações lutam também pela autonomia dos estudantes. “Se não houver acordo a reitoria afirmou que pode romper o repasse de verbas ao DCE, CAs e DAs, que hoje possibilita eventos educacionais e culturais, bem como fotocópias muito mais acessíveis. Seguiremos em busca de uma negociação justa’’, frisou.

Educação não é mercadoria!

Em 2013 a UNE lançou a cartilha ‘’Educação não é mercadoria’’. O material é fruto das campanhas da entidade contra a mercantilização da educação. Nele, você pode conferir a trajetória do ensino privado no Brasil e a luta da UNE pela  aprovação do  projeto de lei que cria o Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes) – autarquia que visa regulamentar o setor.   Confira e entenda um pouco mais sobre seus direitos diante dos empresários, grandes ‘’tubarões do ensino’’:

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo