Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

ESPAÇO CUCA PROMOVE A CULTURA UNIVERSITÁRIA NO 54º CONUNE

02/06/2015 às 18:03, por Renata Bars.

Programação traz debates, intervenções, oficinas e muito mais

Cultura e política terão espaço garantido durante o 54º Congresso da União Nacional dos Estudantes. Dos dias 3 a 7 de junho a cidade de Goiânia também será palco de diversas apresentações e intervenções culturais promovidas pelo Centro Universitário de Cultura e Arte, o Cuca da UNE.

O chamado ”Espaço Cuca” abrigará produções oriundas de todos os cantos do país, com oficinas, atêlie permanente, debates, cinema, música, danças, um sarau e até um baile funk.

”No Congresso da UNE vamos colocar novamente em circulação a produção cultural e artística estudantil, mas sempre em diálogo com as questões que serão discutidas no evento, com esse sentimento de mudança que o Conune traz consigo. A tônica da nossa temática cultural também será política, tanto do ponto de vista dos temas que colocaremos em debate como também em todas as atividades em que os estudantes vão apresentar a diretora de cultura da UNE, Patrícia de Matos.

O CUCA

O CUCA foi criado em 2001 como uma rede de iniciativas culturais pelas universidades do país, potencializando o trabalho de jovens artistas e o diálogo com outras expressões da cultura popular.

Neste Conune, o espaço contará com a participação dos Cucas da Universidade Federal Fluminense (UFF), Cuca da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Cuca do estado de Mato Grosso, Cuca do estado do Ceará e o Cuca da Universidade e o Cuca da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A estudante de arquitetura Daniele Rigo conheceu o Cuca durante a 9ª Bienal da Une e levou a experiência para a sua universidade. Aos 21 anos, ela coordena o Cuca da Unesc e traz para este Conune oficinas de caleidoscópio, lambe-lambes e uma intervenção surpresa.

”Quando conheci o Cuca não tinha consciência da sua dimensão e me senti na obrigação de levá-lo para a minha universidade. Depois de lançada a ideia no DCE foi puro amor. DE lá pra cá tivemos muitos eventos, é uma rede formando outras redes”, contou.

CONVOQUE SEU CUCA

Com a intenção de instigar as universidades Brasil afora, e convidar todos os estudantes para o 54º Congresso, o Cuca da UNE está lançando a campanha ”Convoque seu Cuca”.

”Essa é uma grande chamada para os Cucas e os universitários de todo país. Queremos encontrar todos e todas no Congresso da UNE e apresentar novamente, assim como foi na Bienal, a produção artística e cultural realizada pelos estudantes. A cultura é também um meio importante para que possamos construir um outro Brasil, é nessa perspectiva que convidamos todos a participar”, enfatizou Patrícia.

DESTAQUES

Entre os destaques da programação estão o debate ”A cultura reinventando a política”, com a participação da deputada federal (PcdoB-RJ) e autora da lei Cultura Viva Jandira Feghali, o sarau com o poeta Sérgio Vaz, o encontro de cuqueiros, e claro, as exposições temáticas realizadas pelos estudantes.

O espaço Cuca estará localizado no Palácio da Cultura, em cima da única construção na Praça Universitária, a biblioteca Marieta Telles Machado.

Confira a programação completa aqui.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo