Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Ensino superior privado e passe-livre devem ser principais bandeiras da UEE-RJ

22/06/2015 às 19:25, por Cristiane Tada.

Estudantes elegeram nova diretoria e agendas de luta dos próximos dois anos

Os estudantes fluminenses elegeram neste 18º Congresso da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ), realizado nos dias 19, 20, 21 de junho em Petrópolis a nova diretoria que vai liderar a entidade nos próximos dois anos.

Os delegados de diversas instituições de ensino do Estado escolheram com 91% dos votos válidos a chapa 2 “Vai avançar a unidade popular” mostrando muita união na construção de propostas para a próxima gestão.

O estudante de direito do Centro Acadêmico Cândido de Oliveira (CACO) da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Leonardo Guimarães, de 22 anos, foi eleito presidente da entidade.

O fórum estudantil foi marcado pela comemoração no novo polo da Universidade Federal Fluminense (UFF) na cidade onde se realizava o encontro na região serrana, uma antiga reivindicação estudantil.

Regulação do Ensino Privado

Para o presidente recém-eleito serão duas bandeiras principais da sua gestão: “a regulamentação do ensino privado com o fim das disciplinas online obrigatórias e a aprovação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes)”, afirmou.

A UEE-RJ tem um histórico de luta e travou uma verdadeira cruzada contra os mandos e desmandos no Ensino Superior Privado pautando nacionalmente o problema no caso das Universidades Gama Filho e UniverCidade.

“Conseguimos até mesmo levantar a pauta da federalização das universidades privadas em crise”, destacou ele, afirmando que o assunto ainda é o foco da preocupação dos estudantes do Estado.

 Passe-livre intermunicipal

Leonardo quer também contabilizar a vitória do passe-livre intermunicipal irrestrito para os universitários no próximo período. “Estamos vivendo um processo de avanços nesta questão do transporte, e em meio às jornadas de junho garantimos o passe-livre municipal na cidade do Rio de Janeiro. Acreditamos que agora o passe-livre intermunicipal vai beneficiar milhares de estudantes do ensino público e privado”, afirmou.

Não à redução

Já nos próximos dias a UEE-RJ está se preparando para levar dezenas de estudantes para Brasília, no dia 30 de junho, para pressionar os deputados federais contra o projeto de redução a maioridade penal. “ O Rio de Janeiro estará com toda nossa força junto com a UNE para barrar esse retrocesso”, ressaltou.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo