Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Encontro LGBT da UNE tem nova data confirmada

20/05/2016 às 18:42, por Renata Bars.

Evento acontece de 10 a 12 de junho, no Clube Tietê, em São Paulo

O 2º Encontro LGBT da União Nacional dos Estudantes (UNE) já tem nova data definida. De 10 a 12 de junho, estudantes e interessados poderão participar de debates, rodas de conversa e muito mais. O evento acontece no Clube Regatas Tietê, localizado na zona norte da capital paulista.

O valor das inscrições é de R$44,00. Os estudantes cotistas, do ProUni ou FIES têm direito à isenção na taxa de inscrição. Para isso, devem selecionar a opção ”isenção” na aba ”inscrição”e anexar os documentos comprobatórios.

Sob o tema ”Construindo direitos e reafirmando identidades”, o evento promoverá o debate sobre as dificuldades e avanços no espaço da universidade para estudantes LGBT e as relações com a sociedade em geral. Cinema, grupos de vivências de identidades e performances artísticas também farão parte da programação.

Para o diretor LGBT da UNE, Augusto Oliveira, a troca de conhecimento será um dos pontos altos do Encontro. ”Além de muita política, muita participação ativa dos estudantes, muita cultura, e principalmente muita luta contra a LGBTfobia”, destacou.

Diretoria LGBT

No 49º Congresso da UNE, em 2005, a entidade aprovou a criação da Diretoria de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgênero – GLBT e também propostas importantes, em sua resolução. Com a luta feminista pela visibilidade das mulheres a sigla foi alterada para Diretoria de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgênero – LGBT.

Um dos projetos já articulados e difundidos é o “Universidade Fora do Armário – UFA”, que deu o ponta pé inicial à organização do movimento estudantil LGBT, fortalecendo e ampliando aliança com o movimento social. Muitos dos pontos das resoluções do longo da história da diretoria foram conquistados, contudo tantos outros precisam ser pautados e avançados.

A UNE, com seu peso institucional, político e social segue firme na luta em defesa da educação laica e da democracia do país, articulando o movimento estudantil com o intuito de promover cada vez mais possibilidades da entrada, permanência e saída de LGBTs nas instituições de ensino, combatendo todo e qualquer tipo de discriminação por orientação sexual e identidade de gênero em diálogo também com o mundo do trabalho. Entendendo que é construindo a equidade de oportunidades na educação, que a universidade terá meios para quebrar seus muros, dialogar com a comunidade e modificar o cenário social e do mundo do trabalho que ainda permanece LGBTfóbico.

Serviço

O que? 2º Encontro LGBT da União Nacional dos Estudantes (UNE)
Quando? De 10 a 12 de junho
Onde? Clube de Regatas Tietê – Avenida Santos Dumont, 843 – Luz – São Paulo – SP São Paulo-SP
Inscriçõeshttps://www.doity.com.br/encontrolgbtdaune/inscricao

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo