Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

‘Emergências’ vai propor novas alternativas culturais na América Latina

09/11/2015 às 11:04, por Cristiane Tada.

Encontro que acontece no RJ vai reunir coletivos, indivíduos e redes para discutir transformações culturais baseadas em respeito e diversidade

Um olhar sobre a complexidade do mundo contemporâneo a partir da cultura – é o que o encontro Emergências, realizado pelo Ministério da Cultura, Universidade Federal Fluminense (UFF), e diversos protagonistas culturais de toda a América Latina – propõe para debate entre os dias 7 e 13 de dezembro, no Rio de Janeiro.

Será um encontro global de redes e ativistas com a participação de mais de 5 mil pessoas pessoas de mais de 40 países diferentes em pleno verão carioca.

As novas aventuras políticas, cidades, culturas indígenas, comunicação de massas, o espaço público da internet , a migração, as fronteiras, o capital, a estética, o aquecimento global, drogas, violência, direito autoral, educação, diversidade sexual e de gênero, religião, o feminismo, a arte – estes e outros temas estarão na mesa, junto aos acampamentos, feiras, shows, palestras, rodas livres e atividades autogestionadas.

Estão acontecendo reuniões de mobilização em cidades de todo o país. Acompanhe o facebook do Emergências e junte-se as organizações.

As inscrições para participar para participar dos debates, oficinas, encontros, percursos e apresentações culturais do Emergências podem ser feitas através do site emergencias.cultura.gov.br

As atividades vão acontecer no Rio de Janeiro, Niterói e na Baixada Fluminense.

Caravanas

Coletivos e ativistas estão se organizando pelo catarse para financiar ônibus vindos de diversas partes do país e da América Latina. Saiba mais aqui.

O Circuito Universitário de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes (Cuca da UNE) está participando das caravanas em todos os Estados.

“Existe um entusiasmo muito grande por parte dessa parcela do movimento estudantil que atua no campo da cultura. Vamos participar de toda a programação do Emergências e também vamos procurar reunir outras pessoas com interesse nesse tipo de experiência”, afirmou a coordenadora nacional do CUCA, Patrícia de Matos.

Confira as cidades que já estão participando e que terão caravanas até o Rio de Janeiro:
Brasília – http://bit.ly/partiudf
Vitória – http://bit.ly/partiuvitoria
Belo Horizonte – http://bit.ly/partiubh
Porto Alegre – http://bit.ly/partiupoa
São Paulo – http://bit.ly/partiusp
Fortaleza – http://bit.ly/partiuCE

Assista ao vídeo:

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo