Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

São Paulo tem novas audiências públicas do Plano Estadual de Educação

14/10/2015 às 12:05, por Da Redação.

Reuniões são conquistas do movimento social e estudantil para ampliar a discussão

Alvo de debates em vários estados, o Plano Estadual de Educação (PEE) será novamente tema de audiências públicas em São Paulo. As novas datas são fruto das reivindicações de professores e estudantes, que se mobilizaram contra a tentativa do governo estadual paulista de aprovar um projeto não condizente com os interesses da população. Agora, as discussões serão ampliadas em seis novas audiências antes da votação do Plano.

Como definiu o Plano Nacional de Educação (PNE – Lei nº 13.005/2014), os estados deveriam formular suas propostas que, em São Paulo, foram construídas por meio do Fórum Estadual de Educação (Feesp), que reúne 73 organizações e entidades da sociedade civil organizada.

O Feesp elaborou um plano estadual integralmente alinhado ao PNE, agregando itens e fazendo as adaptações necessárias à realidade do estado paulista. Como o envio do projeto à Alesp cabe legalmente ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), foi criada uma “Instância Especial” na Secretaria Estadual de Educação (SEE) para validar a proposta.

Porém, o conteúdo apresentado pelo Feesp foi desconfigurado pela SEE e alterado pelo governo estadual, sem debate ou consulta.

Para Flavia Oliveira, presidenta da UEE-SP, o plano apresentado pelo Governador Geraldo Alckmin não contempla as reais necessidades dos estudantes, professores e da educação, no geral. “O Plano é superficial e não aborda  a questão das fontes de financiamentos, e que faz toda a diferença para o alcance das metas. Com mais tempo para mobilização conseguiremos conscientizar  deputados e a sociedade no geral”, afirmou.

Confira as datas:

19/10 – Sorocaba  – às 9h30 – Câmara Municipal

21/10 – Campinas –  às 9h – Câmara Municipal

22/10 – Araraquara – às 14h – Escola Estadual Bento de Abreu ( Rua Padre Duarte, 2821)

27/10 – São José do Rio Preto – às 14h – Câmara Municipal

26/10 -Santos – às 14h – Câmara Municipal – Auditório Vereadora Zeni Goulart

23/10 – São Paulo – às 14h – Assembleia Legislativa  – Auditório Paulo Kobayashi

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo