Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/une/public_html/site/wp-includes/post-template.php on line 284
UNE - União Nacional dos Estudantes » Em memória de Marielle, estudantes organizam atos e exigem justiçaEm memória de Marielle, estudantes organizam atos e exigem justiça Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Em memória de Marielle, estudantes organizam atos e exigem justiça

10/04/2018 às 17:57, por Renata Bars.


Manifestações estão marcadas para o próximo dia 13 de abril; Veja como organizar uma na sua universidade

Em homenagem à memória da vereadora Marielle Franco estudantes estão organizando atos para a próxima sexta-feira, 13 de abril, data que marca quase 30 dias de uma execução ainda sem elucidações. As manifestações ocorrerão em diversas universidades brasileiras e foram convocadas durante a plenária final do 8º EME da UNE, realizado no último dia 01, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais.

”É muito simbólica que a aprovação feita no 8º EME da UNE se transforme em um conjunto de ações a serem realizadas na véspera do aniversário de 1 mês das mortes de Marielle e Anderson. Chegamos nesse momento sem saber quem são os responsáveis por esse crime, portanto esse dia é fundamental para deixarmos claro que queremos saber quem mandou matar Marielle. Vamos reivindicar respostas para que não haja impunidade”, falou a 1ª diretora de mulheres da UNE, Luiza Foltran.

Marielle Franco e Anderson Gomes foram mortos a tiros, na noite do dia 14 de março, no centro do Rio de Janeiro, após deixarem a Lapa, onde ela participou do seu último ato político. As investigações seguem em sigilo. O secretário de Segurança do Rio, general Richard Nunes, declarou que os indícios apontam para um crime com motivação política. Marielle atuava contra milícias e era defensora dos direitos humanos.

Para Luiza, o legado e a luta de Marielle devem ser evidenciados.

” As mulheres da UNE se colocam na tarefa de dizer que Marielle foi assassinada porque enfrentava os poderes políticos nesta conjuntura de golpe e retrocessos. Porque era uma mulher negra, favelada, LBT que denunciava os ataques aos direitos humanos. Se por vezes a mídia tenta retratá-la como alguém esvaziada politicamente, a gente tem que fazer essa disputa de dizer quem era ela e porque suas pautas também são nossas pautas”, disse.

Confirme presença no evento.

FAÇA UM ATO NA SUA UNIVERSIDADE

Você também pode organizar um ato em sua universidade em memória de Marielle e Anderson. Para isso, siga os passos descritos abaixo e participe dessa luta:

1. Articule com mais gente – A partir dos coletivos de mulheres, CA’s ou DCE’s paute a intervenção do dia 13 de abril.

2. Organize uma ação – Avalie com as entidades qual tipo de atividade é possível fazer de acordo com mobilização. Vale tudo! Intervenção artística, jogral no bandejão, lambes pela universidade, saraus, paralisação, debates…

3. Divulgue – No site da UNE disponibilizamos o panfleto da campanha “A defesa da universidade nos UNE #MarielleVive”, artes para os lambes e material de divulgação. Também é importante confirmar a presença no evento e informar quais a atividades que irão rolar, com local e hora para que a UNE ajude a divulgar.

4. No dia 13 – Envie e compartilhe fotos e vídeos da atividade para somar na cobertura colaborativa.

BAIXE OS MATERIAIS:

marielle vive

dia nacional de mobilizacao marielle


Notice: Uninitialized string offset: 0 in /home/une/public_html/site/wp-includes/class-wp-query.php on line 3149
Pular para o Conteúdo Pular para o Topo
Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/une/public_html/site/wp-includes/functions.php on line 3743