Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Em Manaus, estudantes ocupam a Câmara em defesa do passe livre

02/09/2015 às 16:43, por Renata Bars.

Na manhã desta quarta-feira (2/9) cerca de 50 estudantes ocuparam a Câmara Municipal de Manaus em defesa do passe livre.  Com muitas palavras de ordem como “Não tem dinheiro pra educação, mas tem dinheiro pra bancar o prefeitão”,  os jovens repudiaram a retirada do passe livre da votação da Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman), em manobra executada pelo vereador Elias Emanuel .

Os protestos tiveram início ainda na tarde de ontem, quando os manifestantes também ocuparam Câmara.  Na ocasião, as votações chegaram a ser adiadas.

‘’Estivemos na Câmara nestes dois dias para pautar o passe livre estudantil que seria inserido na votação da Loman, mas com uma medida arbitrária o vereador Elias Emanuel tirou a pauta. Queremos que a pauta volte ao plenário’’, explicou a presidenta da União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM), Bruna Brelaz.

Os estudantes exigem que a nova emenda municipal estabeleça  120 passes livres no transporte público. Atualmente eles têm acesso ao meio passe com direito a 60 viagens por mês.

Falta de verba

Os vereadores de Manaus alegam falta de verba para a implantação do passe livre na cidade.

‘’Muitos vereadores questionaram de onde sairia o dinheiro para bancar o passe livre. Nós respondemos: é só tirar dos R$ 64,4 milhões de reais da propaganda gasta pela prefeitura de Manaus’’, falou Bruna.

Para a presidenta da UEE-AM, a sequência de protestos foi  fundamental, pois mostrou a força dos estudantes e articulou o apoio de mais vereadores.

‘’ A partir de agora, vamos construir uma frente parlamentar em defesa do passe livre e a ideia é ganhar cada vez mais vereadores para a causa. O movimento estudantil organizará um Projeto de Lei de Iniciativa Popular pelo passe livre estudantil, com a meta de mais 60 mil assinaturas. Queremos reforçar o pedido na Câmara’’, finalizou.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo