Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Em defesa da universidade pública! Confira o que vai rolar nesta quinta (19):

18/10/2017 às 19:03, por Cristiane Tada.


Atos em universidades de todo o Brasil vão defender o caráter gratuito e público do ensino superior brasileiro

Neste dia 19 de Outubro estudantes de todo o Brasil vão se levantar em defesa da universidade pública e gratuita. Convocada pela UNE, as mobilizações fazem parte da a campanha “Universidade não se vende, se defende”, em defesa do ensino público de qualidade.

Para a diretora de Comunicação da UNE, Nágila Maria, as mobilizações devem se intensificar no próximo período. “ O dia 19 será o pontapé inicial e a campanha deve ganhar força nos Estados porque os estudantes e a comunidade universitária como um todo está sentindo no seu cotidiano cada vez mais forte a ameaça que a falta de investimento está trazendo para as instituições de ensino”.

A entidade lançou ainda um manifesto em que afirma que rever direitos fundamentais como a educação pública e gratuita no Brasil nunca será algo que beneficie as camadas populares do país. E afirma: “A universidade que queremos é aberta a todas e todos, dos bairros nobres e também das favelas; tem as cores, os sons, as ideias e as vozes de todo um país diverso e que seja atendida por forte política de assistência estudantil; tem os saberes baseados na nossa riqueza e pluralidade humana”.

Veja os atos pelos Estados:

Amazonas

Em Manaus a União Estadual dos Estudantes ( UEE/AM) realizará  um Ato Cultural em defesa da Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade às 16h na Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT/UEA) com intervenções culturais de estudantes da UEA e UFAM. No Amazonas o evento tem como foco principal a defesa da Universidade Estadual do Amazonas- UEA no intuito de fortalecer a luta pela autonomia financeira da instituição, a defesa da Zona Franca de Manaus e a construção da Cidade Universitária. Confirme presença aqui.

Pernambuco

Em Recife o ato principal acontece na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) às 15h no Restaurante Universitário. Os estudantes vão protestar contra a criminalização dos seis estudantes processos pela da ocupação na universidade no ano passado e vão engrossar a campanha da UNE pela universidade pública e gratuita. Na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e na Universidade de Pernambuco (UPE) haverá panfletagem e passagem em sala de aula para alertar sobre o tema.

Paraíba

Em João Pessoa acontece uma Aula Pública no Centro de Vivências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Mato Grosso

Na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) está unida na campanha em defesa da universidade pública. Uma audiência pública proposta pelo DCE, Reitoria e Sindicatos do Técnicos e Professores acontece às 14h no Centro Cultural em Cuiabá, vai apresentar e discutir a situação orçamentária das instituições federais e em especial a UFMT. O evento vai também lançar oficialmente a campanha da UNE no Estado.

Distrito Federal

Na Universidade de Brasília (UnB), o debate ”O golpe contra a universidade de educação” tem início as 18h no Ceubim, como parte da programação da Semana em Defesa da UnB.

Às 22h acontece ainda o Festival ”Educação Não É Mercadoria”, a na Praça Chico Mendes, com intervenções artísticas e atrações musicais.

Goiás

O Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), será o palco do ato em defesa da universidade pública, na capital do estado às 19h.

Minas Gerais

O Cuca da UEE-MG vai comandar várias ações dentro das universidades mineiras. As atividades principais vão se concentrar na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), uma das primeiras instituições de ensino ameaçada de fechar as portas devido ao contingenciamento de recursos. Haverá cineclube e um ato show com apoio da reitoria.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a força tarefa em defesa da universidade pública acontece no campus Francisco Negrão de Lima (Maracanã) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A partir das 11h acontece a posse da nova diretoria da UEE-RJ. Em seguida, as 14h, acontece o fórum em defesa das universidades públicas com o intuito de debater e unificar a luta pelo ensino superior gratuito e de qualidade para todos no estado do Rio e no Brasil inteiro.

Rio Grande do Sul

Em Porto Alegre, uma tenda montada no campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) contará com estudantes disponíveis para conversar e alertar a comunidade acadêmica sobre os desmontes e cortes na universidade pública, durante todo o dia.

 

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo