Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/une/public_html/site/wp-includes/post-template.php on line 284
UNE - União Nacional dos Estudantes » Em comissões no Congresso, UNE critica mudanças no PIBIDEm comissões no Congresso, UNE critica mudanças no PIBID Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Em comissões no Congresso, UNE critica mudanças no PIBID

08/12/2017 às 14:13, por Renata Bars.


MEC anunciou em outubro a substituição do programa de bolsas por residências pedagógicas

Em audiências na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado e na Câmara dos Deputados, na última quinta-feira (7), estudantes, professores, bolsistas e parlamentares criticaram a modificação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) promovido pelo governo Temer.

O Pibid é uma política pública de formação de professores instituída há dez anos. Em outubro, o governo anunciou sua substituição pelo Programa Nacional de Residência Pedagógica, que segundo o MEC, ofertará 80 mil bolsas com o objetivo de melhorar a qualidade da formação inicial e a avaliação dos futuros professores, com um acompanhamento periódico.

Hoje, o Pibid funciona da forma oposta: são realizadas parcerias entre escolas, professores de ensino superior e básico, criando uma rede de suporte ao estudante de licenciatura no dia a dia, ao longo do período de estágio.

Convidado, o ministro da Educação, Mendonça Filho, não compareceu, nem enviou representante.

Em Brasília, existe atualmente uma mobilização para a Construção da Frente Parlamentar em defesa do PIBID, assim como a exigência da divulgação do relatório da Comissão de Avaliação do Programa, lançada pelo MEC e ainda não divulgada.

”O que a gente percebe pela proposta anunciada é que essa modernização se encaminha para um grave retrocesso. A nova política parece se basear em um modelo falido já realizado na cidade de São Paulo, pela mesma professora que hoje anuncia o novo programa, a secretária executiva do MEC: Maria Helena de Castro. Na ocasião, estudantes assumiam salas de aula sem devido acompanhamento de professores formados e não tinham acesso a um planejamento consistente como acontece hoje no Pibid”, falou o presidente do Fórum dos Coordenadores Institucionais do Pibid (Forpibid), o professor Nilson Cardoso.

Presente na audiência, a diretora de relações institucionais da UNE Bruna Brelaz afirmou que a luta é pela permanência do Programa. ”Nosso desafio será construir uma ampla mobilização para a efetivação da Frente Parlamentar em defesa do PIBID, garantindo a presença massiva de parlamentares. Assim como constituir grandes mobilizações para pressionar o governo contra essa medida que atinge diretamente a educação brasileira”, destacou.

FICA PIBID!

Em fevereiro de 2016, após muita pressão dos estudantes e professores, o Governo Federal voltou atrás na decisão de cortar quase 50% das bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O anúncio do corte gerou protestos estudantis em todo país.

Na época, o site da UNE entrevistou a então presidenta do Forpibid, a professora Alessandra dos Santos de Assis, que falou sobre a importância da permanência do Programa e relevância para a formação de educadores qualificados no país.

Confira a entrevista aqui.


Notice: Uninitialized string offset: 0 in /home/une/public_html/site/wp-includes/class-wp-query.php on line 3149
Pular para o Conteúdo Pular para o Topo
Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/une/public_html/site/wp-includes/functions.php on line 3743