Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Em assembleia, professores da UFABC saem em defesa da autonomia universitária

16/03/2018 às 16:48, por Renata Bars.


Universidade realizou processo eleitoral para escolha do novo reitor; MEC aponta outros candidatos para o cargo

Em eleição realizada no mês de novembro, o Conselho Universitário da Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Paulo, elegeu o professor Dácio Roberto Matheus como novo reitor da instituição. Contudo, o Ministério da Educação (MEC) aponta outros nomes para assumir a reitoria.

Diante do impasse, o corpo docente reunido em assembleia na última quinta-feira (15) publicou uma nota em defesa da autonomia universitária e da imediata nomeação do professor Dácio.

”Não aceitaremos nenhuma outra solução que não a nomeação do professor Dácio Roberto Matheus para a reitoria da UFABC, e decretamos estado de mobilização até a próxima assembleia, que será realizada em 27 de março, tendo como pauta: indicativo de greve em defesa da autonomia universitária”, diz a nota.

Confira na íntegra:

Nota pública da assembleia dos docentes da UFABC em defesa da autonomia universitária

Os professores e professoras da UFABC, reunidos em assembleia no dia 15 de março de 2018, aprovam e tornam pública a seguinte nota:

A autonomia é condição fundamental da vida acadêmica em todas as suas dimensões, manifestando-se de diferentes formas, entre elas, a escolha dos dirigentes da Universidade pela própria comunidade, respeitada a legislação brasileira e o regimento que regula cada instituição.

A Universidade Federal do ABC realizou recentemente um processo eleitoral para a escolha do seu próximo Reitor; processo, este, reconhecido e legitimado em todas as suas instâncias, sem qualquer questionamento.

Sendo assim, conclamamos toda a comunidade universitária, a começar pelo conjunto do corpo docente, a apoiar incondicionalmente o resultado deste processo e, assim, a exigir a imediata nomeação do primeiro colocado na lista tríplice, professor Dácio Roberto Matheus.

A demora desta nomeação não constitui pretexto para desrespeitar, subverter ou anular um processo legal e legítimo, o que consistiria em ataque frontal à autonomia acadêmica e em intervenção inaceitável na universidade. Nem, tampouco, para a realização de movimentos, articulações e manifestações públicas que se sobreponham aos desejos da comunidade e que desrespeitem os procedimentos internos legitimamente estabelecidos pelos nossos órgãos deliberativos.

O ambiente acadêmico deve cultivar, entre seus valores, o respeito e a tolerância. O que inclui respeitar decisões legais e legítimas, mesmo quando estas não são as que preferimos ou apoiamos.

Os docentes reunidos em assembleia declaram, portanto, apoio incondicional ao processo eleitoral realizado e legitimado pela nossa instância máxima, o Conselho Universitário. Por isso, não aceitaremos nenhuma outra solução que não a nomeação do professor Dácio Roberto Matheus para a reitoria da UFABC, e decretamos estado de mobilização até a próxima assembleia, que será realizada em 27 de março, tendo como pauta: indicativo de greve em defesa da autonomia universitária.

Intervenção não!

São Bernardo do Campo, 15 de março de 2018

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo