Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Eleições: 5 dicas para o 7 de outubro

05/10/2018 às 17:24, por Renata Bars.


Site da UNE preparou um guia para você votar com tranquilidade e consciência neste domingo

A votação para o 1º turno das eleições 2018 estão quase aí. No domingo (7), brasileiros e brasileiras vão às urnas para decidir os rumos do país nos próximos quatro anos. Mais do que escolher um novo presidente, candidatos à senadores e deputados também serão escolhidos. Por isso, votar consciente e com seriedade é importante para defender um projeto de país justo para todos e todas.

Pensando nisso, a UNE, os Diretórios Centrais dos Estudantes, as Executivas de curso e as Uniões Estaduais dos Estudantes do Brasil apresentaram, nos últimos meses, aos candidatos à Presidência da República e ao Congresso Nacional uma plataforma dos estudantes para as eleições de 2018. Com essa plataforma, eles mostram o compromisso com a Educação, com a Democracia e a defesa do Brasil que querem dos pleiteantes ao cargo. Confira aqui.

O Brasil é um Estado democrático de direito no qual “todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente” (art. 1º, parágrafo único, da Constituição Federal de 1988). O voto é a soberania popular e símbolo de nossa democracia. Confira as dicas da UNE para o dia das eleições e vote consciente:

  1. Candidatos – conhecer o passado, ideias e valores do seu candidato é importante para a construção do Brasil que você deseja. Estar por dentro dos planos de governo de cada um também é essencial para entender se as propostas são satisfatórias ou não. Informe-se!

  2. Leve uma colinha – Neste pleito serão escolhidos seis candidatos: presidente, governador, dois senadores, deputado federal e deputado estadual. Decorar os números de todos não é tarefa fácil. Leve uma colinha com os números do seu candidato para não correr o risco de esquecer nenhum deles.

  3. Boca de urna é crime – não é permitido o uso de camisetas de candidato, de acordo com a determinação do Tribunal Superior Eleitoral. Porém, o uso de bandeiras, adesivos e broches é liberado, com a ressalva de que a manifestação deve ser individual e silenciosa. Manifestações coletivas são expressamente proibidas.

    Fazer boca de urna é proibido, por isso o eleitor não pode tentar influenciar outras pessoas a votar em um candidato. Também não é permitido fazer a distribuição de santinhos e panfletos no dia da eleição.

  1. Não perca a hora – o período para a votação em todo o Brasil começa as 8h e termina ás 17h. Fique atento!

  2. Local de votação – O local de votação pode ser conferido no site do Tribunal Superior Eleitoral pelo nome, número do título de eleitor ou endereço do seu último local de votação. Verifique antecipadamente para chegar ao local com tranquilidade.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo