Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Dois anos de luta pela democracia

24/05/2017 às 17:01, por Redação.

aqui vai a legenda da foto acima
nome do autor da foto

Retrospectiva da UNE relembra lado certo na história: a defesa do mandato legítimo de Dilma Rousseff

Mais uma vez na história do Brasil, a UNE se posicionou ao lado da democracia. O golpe que assombrou e ainda assombra nosso país não aconteceu sem enfrentar a energia e posicionamento firme da juventude.

Na gestão 2015-2017 a UNE estreitou ainda mais os laços com os movimentos sociais, se reunindo nas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e esteve incansável nas ruas de todo o país defendendo o mandato legítimo de Dilma Rousseff.

A entidade impulsionou também os Comitês pela Democracia em universidades de todo o Brasil, o que uniu toda a comunidade acadêmica.

Em Abril de 2016 cerca de 100 universidades em 18 Estados – mais de 70 cidades – do país participaram do Dia Nacional de Paralisação nas Universidades, convocada pela UNE contra o golpe em curso.

Comitê pela Democracia na Universidade de Brasília (UnB)

Foi um recado claro da posição dos estudantes brasileiros diante da trama envolvendo Eduardo Cunha, Michel Temer, a mídia e instituições da elite contra o governo eleito nas últimas eleições presidenciais.

Em maio estudantes ocuparam escolas e universidades. Artistas ocuparam sedes do Ministério da Cultura (MinC) por todo o país. Caravanas estudantis ocuparam Brasília. Na sociedade civil organizada a luta foi intensificada com a adesão de defensores públicos, juristas, escritores, coletivos de periferia, intelectuais e reitores.

Ocupação da Cultura no antigo Canecão, no Rio de Janeiro

 

Em 31 de agosto, a consolidação do impeachment de uma presidenta com 54 milhões de votos, ignorando os elementos jurídicos e constitucionais e a inexistência de um crime de responsabilidade fiscal, não acovardou a luta. Não houve e nem haverá um minuto de trégua. Seguimos resistindo.

Manifestação no Largo da Batata em São Paulo
Pular para o Conteúdo Pular para o Topo