Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Do Pré-sal ao Pibid, reunião de diretoria plena da UNE aprova moções

01/03/2016 às 17:45, por Renata Bars.

Leia na íntegra os documentos aprovados no evento

Reunida na sede da Associação dos Professores do Estado de São Paulo (Apeoesp), no centro da capital paulista, a diretoria plena da UNE realizou na última segunda-feira (29) seu primeiro encontro do ano e aprovou importantes moções.

Uma moção de destaque é a que sai em defesa da Petrobras e repudia o PLS 131/2015 do senador José Serra, que retira a obrigatoriedade de a Petrobras ser a operadora única do pré-sal e também a participação de 30% na exploração do recurso.

”Defender a Petrobras, é defender o pré-sal e a educação. O PLS 131/15, do Senador José Serra (PSBD), que teve o apoio do governo Dilma, fere a soberania do nosso país”, diz o documento.

Também foi consenso entre todos os diretores o repúdio a lei anti-terrorismo aprovada no último dia 24 de fevereiro na Câmara dos Deputados. No documento, os estudantes pedem o veto da presidenta da república, Dilma Rousseff, e consideram que o projeto criminaliza os movimentos sociais.

Foram redigidas moções de apoio à greve dos professores e servidores estaduais do Rio de Janeiro, à vitória da luta contra o aumento da passagem em Porto Alegre, uma moção de solidariedade aos atingidos pelo crime da Vale na bacia do Rio Doce e uma moção de repúdio aos retrocessos promovidos pelo governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão com o corte do programa ”Rio sem Homofobia”.

O ataque ao direito dos trabalhadores com a reforma da previdência e o ataque à educação com os cortes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) também foram discutidos.

”Para nós da União Nacional dos Estudantes fragilizar o Pibid é um grave equívoco, tal ruptura implica não só na perda do investimento feito até aqui, mas no atraso de um projeto de educação que está em curso, no adiamento ao combate às desigualdades, problemas sociais, os quais sem a educação jamais serão vencidos”, afirma a moção.

Baixe o texto em PDF aqui.

Leia as moções na íntegra aqui.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo