Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Do Brasil para o 55º Conune: estudantes desembarcam em BH

14/06/2017 às 17:33, por Renata Bars.


Delegações chegam à UFMG para construir o maior encontro estudantil da América Latina

A espera acabou. Nesta quarta-feira (14), as primeiras delegações estudantis já começaram a desembarcar na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para construir o maior fórum estudantil da América Latina: o 55º Conune.

Atravessando estradas de todo o país por horas a fio, castigados pelo cansaço e noites mal dormidas os estudantes que aqui chegam parecem não deixar espaço para a indisposição. Na bagagem e no coração trazem o vigor da luta por um Brasil melhor para todos e todas.

Este é o caso da estudante de Ciências Sociais da Universidade Federal do Acre (UFAC), Rebeca de Paula. A viagem de Rio Branco até Belo Horizonte durou exatamente três dias. ‘’Atravessar o país de ônibus é bem cansativo, mas estamos muito animados em poder trocar experiências com pessoas do Brasil inteiro e enriquecer ainda mais as discussões do movimento estudantil’’, falou.

Rebeca de Paula, estudante do Acre fala sobre a viagem de três dias e as expectativas para o Congresso

Da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o estudante de Administração Bruno Barbosa enfrentou dois dias e meio de viagem. ‘’A estrada foi longa e a nossa expectativa de colocar a UNE num caminho de luta maior ainda. Neste cenário atual de retrocessos, trazemos no peito a esperança de colocar mais estudantes nas ruas e fortalecer as entidades estudantis’’, revelou.

Estudantes de Alagoas chegam ao 55º Conune

DEBATES EM FOCO

Jeferson Lima, estudante de Arquitetura da Faculdade Joaquim Nabuco, na região do Cariri, no Ceará, passou dois dias na estrada para debater as pautas das universidades privadas no Conune. ‘’A demanda histórica do fim da mercantilização da educação é uma das discussões que trouxemos. Muitos da delegação estudam em universidades privadas, e não queremos mais ser vistos como clientes, queremos ser vistos como estudantes, com direitos’’, falou.

A estudante de Ciências Sociais Rayane Bezerra, da Universidade Regional do Cariri (URC) concorda.

‘’Estudo em universidade federal que também é precarizada, e sei que o governo poderia sim investir mais nas públicas e regulamentar as privadas. Vamos levantar esta questão e abraçar essa luta’’, disse.

Ônibus da delegação cearense desembarca no Conune

EXPERIÊNCIA ÚNICA

Do centro do país, a estudante de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Mato-Grosso (UFMT) Eliane Bambu, transformou a viagem, de pouco mais de oito horas, em uma grande reunião para o Conune. ‘’Estar no Conune é uma experiência única que agrega conhecimento, por isso conversamos muito sobre estar aqui. Este é meu terceiro Congresso e sei que irei voltar daqui para a minha cidade com muito mais garra e vontade de lutar pela educação’’, falou.

Estudantes do Mato Grosso chegam em Belo Horizonte

O senhor Ademilson Barros, motorista da UFMT há mais de seis anos, que o diga. Para ele, a animação e garra demonstrada pelos estudantes durante a viagem é impressionante. ‘’Cada vez que transporto os estudantes para os eventos da UNE percebo que eles têm grande aproveitamento. Eles sempre retornam cheio de ideias e é gostoso ver a alegria dessa juventude’’, contou.

Ademilson Barros, motorista do ônibus da delegação do Mato Grosso

A abertura oficial do 55º Conune acontece hoje a partir das 19h no Cine Belas Artes, centro de Belo Horizonte. As atividades acontecem até o próximo dia 18 de junho, quando será eleita a nova diretoria da entidade.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo