Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Diretoria de Combate ao Racismo da UNE lança Campanha #PoderiaSerEu na Bahia

11/02/2016 às 16:41, por diretoria de Combate ao Racismo da UNE.

Ato político aconteceu em frente a sede do Movimento Negro Unificado, no Curuzu, em Salvador 

“Poderia ser eu
O jovem negro da favela
Que sai de casa de boa e leva um tiro na viela
Poderia ser eu
Poderia ser você
Mais um jovem negro na rua que vai morrer”

No dia 06 de fevereiro de 2016 a Diretoria de Combate ao Racismo da União Nacional dos Estudantes (UNE) lançou a campanha #PoderiaSerEu em Salvador, Bahia, na sede do Movimento Negro Unificado (MNU), localizada no bairro da Liberdade (Curuzu) – um dos bairros mais negros do mundo fora da África.

O evento teve início às 19 horas e contou com a presença de diversas organizações de juventude, do movimento negro e de grandes referências para a luta negra. Foi organizado um ato político na rua em frente a sede do MNU com lideranças de diversas organizações políticas, cujo objetivo foi sobretudo dialogar com a própria comunidade local. Em seguida, todas as pessoas presentes saíram em marcha, cantando gritos de ordem, panfletando e adesivando, rumo à saída do bloco do Ilê Aiyê. Foi um ato que interagiu bastante com a comunidade e teve grande adesão da população local.

Mudança do Garcia Rodger (publicar na foto do site)

O ato coincidiu com a data do assassinato de 12 jovens negros do Cabula por policiais, um momento triste para Bahia e o Brasil, evidenciando que o atual modelo de segurança pública é racista e genocida. Ao final, os e as participantes retornaram à sede do MNU para ver a passagem do Ilê e gravar depoimentos de lideranças importantes, como o vereador Gilmar Santiago, o deputado federal Valmir Assunção, Vovô do Ilê, Ângela Guimarães, secretária adjunta da Secretaria Nacional de Juventude e vice-presidenta do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE); Caruso Costa do Conselho Estadual de Juventude (CEJUVE), Tâmara Terso, secretária executiva do CONJUVE; Dandara Tonantzin, conselheira nacional de Promoção da Igualdade Racial  (CNPIR); Samira Soares, da Marcha do Empoderamento Crespo;  Raimundo Bujão e Herlom Miguel do Movimento Negro Unificado (MNU), entre outras lideranças.

Marcaram presença no ato as seguintes organizações e entidades: Coletivo Kizomba, Coletivo Enegrecer, União dos/as Estudantes da Bahia (UEB), Donas do Rolê, Rede Mumbi, CONEN, UNEGRO, União Nacional dos/as Estudantes (UNE), entre outros. >>> Veja a galeria de fotos: http://www.une.org.br/galerias/poderiasereu/

Campanha #PoderiaSerEu ocupa as ruas na Mudança do Garcia

No dia 08 de fevereiro a campanha #PoderiaSerEu marcou presença na Mudança do Garcia, em Salvador, Bahia – espaço em que os movimentos sociais e sindicais vão às ruas lutar por mais direitos. O bloco contou com a presença de diversas organizações de juventude e do movimento negro e se somou à Iniciativa Negra de Política Sobre Drogas (INNPD), bem como de lideranças importantes para denunciar que é preciso dar um basta ao extermínio da juventude negra.

Segundo o Diretor de Combate ao Racismo da UNE, Rodger Richer, “a campanha defende a aprovação do PL 2438 que institui o Plano Nacional de Enfrentamento aos Homicídios de Jovens, enquanto uma medida fundamental para reduzir os alarmantes índices de homicídios de jovens negros e pobres no Brasil”.

O ato aconteceu durante o carnaval evidenciando que esse não é apenas um período de diversão – apesar das contradições sociais da festa – mas também de muita tristeza, pois os jovens negros continuam morrendo nesse período, fruto do atual modelo de segurança pública e da guerra às drogas.

Essa é uma campanha que está sendo repercutida nas redes sociais e nas ruas, cujo objetivo é lutar pelo direito de viver da juventude negra. No Brasil, não é difícil que você ou alguém muito próximo já tenha tido um primo, amigo, colega, familiar (…) vítima da brutalidade da instituição policial. Você já se perguntou #PoderiaSerEu?

Some-se à essa luta e não deixe o jovem negro virar estatística!

Frente da sede no lançamento

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo