Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Dia de Mobilização em Defesa da Liberdade de Lula acontece nesta quarta (11)

10/04/2018 às 18:14, por Redação com informações do Brasil de Fato .


Desde a prisão do ex-presidente estudantes, movimentos sociais e sindicais tem se mobilizado em todo o país 

Movimentos populares e centrais sindicais, que integram as Frentes Brasil Popular e o Povo Sem Medo convocaram uma ato nacional marcado para esta quarta-feira (11) pela liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O “Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Liberdade de Lula” acontece na mesma data da próxima sessão do Supremo Tribunal Federal (STF). Mobilizações devem acontecer em todo o país.

O objetivo é pressionar o fórum para votar as duas ações declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) sobre prisão após condenação em segunda instância.

Para a diretora de Movimentos Sociais da UNE, Taíres Santos lutar pela liberdade do ex-presidente Lula é lutar pela democracia. “ É lutar pela universidade pública e gratuita, é lutar pelos sonhos da nossa juventude pobre, negra e periférica que depois de 500 anos puderam ter a oportunidade de ingressar na universidade, de ter seu primeiro emprego e sua casa própria. Nesses sentido é central que os nossos jovens estudantes se somem a luta dos movimentos sociais e estejam na linha de frente do combate ao golpe”, afirmou.

Preso Político

Lula se apresentou à Polícia Federal na tarde de sábado (7) um dia após a expedição do mandado de prisão realizado pelo juiz de primeira instância Sérgio Moro. Lula teria que ter se apresentado até às 17h dessa sexta-feira (6).


Presidenta da UNE, Marianna Dias, no sábado em São Bernardo 

Neste dia a UNE divulgou uma nota orientando que as entidades de base e gerais se posicionassem e se mobilizassem diante desse ataque antipopular, antinacional e antidemocrático.

Estudantes integraram uma resistência junto com diversos movimentos populares e milhares de militantes, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP).

Depois que Lula chegou em Curitiba apoiadores do ex-presidente organizaram o acampamento Lula Livre, uma vigília permanente em frente à sede da Polícia Federal, em Curitiba, em defesa da democracia e por #LulaLivre.

Vice-presidenta, Jessy Dayane no Acampamento #LulaLivre em Curitiba nesta segunda 

A vice-presidenta da UNE, Jessy Dayane esteve no acampamento nesta segunda-feira (9/4). Para ela a prisão de Lula representa uma violência contra os direitos garantidos na constituição à todo cidadão, pois se trata de uma prisão fruto de uma condenação sem provas e baseada na presunção de culpabilidade.

O presidente Lula é um preso político, o motivo que o leva à prisão, o crime pelo qual ele está sendo condenado, é o crime de ser a maior liderança popular do país, capaz de barrar os retrocessos do golpe nas eleições de 2018”, destacou.

Ela afirmou ainda que os estudantes sempre estiveram na linha de frente da luta pela democracia. “ Por isso, nesse momento delicado que o país vive é dever da nossa geração assumir a missão do nosso tempo, a missão defender os interesses dos estudantes, da juventude das periferias, dos trabalhadores e trabalhadoras, do povo brasileiro”.

 

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo