Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

Deputado Capez fere democracia para tentar vencer ocupação na Alesp

04/05/2016 às 11:28, por Vinícius Mendes.

Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo mandou cercar o prédio e não vai deixar ninguém entrar até que o plenário seja esvaziado. Até a imprensa foi confinada

Não bastasse a truculência da Polícia Militar no trato com os estudantes, agora o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Fernando Capez (PSDB), está se valendo de outra prática antidemocrática e violenta para tentar parar a ocupação dos secundaristas no plenário: impedir a livre circulação de pessoas dentro do prédio.

A ordem é clara: quem sair do edifício não pode voltar. Isso vale para estudantes e imprensa, que ficou a manhã inteira desta quarta-feira (4) confinada em um único corredor da Alesp, sob ameaça de não poder retornar se os repórteres saíssem por qualquer motivo.

O próprio Capez, em entrevista coletiva, disse que vai usar uma “estratégia de saturação” com os estudantes, inclusive impedindo a entrada de alimentos no plenário. Em outras palavras, vai usar a velha tática truculenta de “vencer pelo cansaço”, típico de quem não conhece o movimento estudantil.

Para o deputado José Zico Prado, líder do PT na Casa, a ação é ilegítima. “Dizem que isso aqui é a casa do povo e não deixam ninguém entrar e sair? Que democracia é essa?”, questionou.

Enquanto isso, os secundaristas permanecem firmes no plenário, de onde só vão sair quando a CPI da Merenda Escolar for instalada. A pressão já fez o primeiro efeito: hoje circulou uma lista de assinaturas de deputados favoráveis à instalação da comissão. Para que ela seja aberta são necessárias 32 assinaturas. Até a manhã de hoje, já haviam 25.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo