Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

De olho nas urnas #Rumoao55CongressodaUNE

01/06/2017 às 17:46, por Cristiane Tada e Yuri Salvador.


Site da UNE entrevistou em São Paulo candidatos delegados que irão representar a Unip e a PUC no 55º Congresso da UNE

Desde Abril as eleições para delegados do 55º Congresso da UNE tem sido realizadas por todo o país. Até o dia 05 de Junho cerca de 90% das instituições de ensino o Brasil terão eleitos seus representantes. Na capital paulista, o site da UNE acompanhou um pouco as eleições da Unip Tatuapé e também na PUC-SP para conhecer um pouco melhor essa figura: o delegado, o representante que terá a responsabilidade de votar em nome de mil estudantes da sua universidade.

> Conversamos com representantes da Chapa Única da Unip e das 4 Chapas da PUC e perguntamos: Por quê eles querem ser delegados e participar do 55º Congresso da UNE? Confira o vídeo:

 

O maior colégio eleitoral do Conune

A Universidade Paulista (Unip) tem 192 mil estudantes em todo o Estado (Censo do Inep), espalhados em 29 campus em 15 cidades. É a universidade que mais levará delegados para o 55º Congresso da UNE. 192 estudantes serão escolhidos dentro da Chapa eleita num processo eleitoral que durou 4 dias. Na UNIP não houve disputa, a chapa única Nosso Sonho vai ser Realidade foi eleita com 9978 votos para indicar os representantes e neste caso também para gerir o DCE da entidade pelo próximo ano. Mesmo assim, de acordo com o regulamento do Conune a eleição deve ser validada por um quórum de 5% de votantes do total de estudantes matriculados.

Rivais nas urnas, unidos nas ruas pelo #ForaTemer

Juventude na rua na Av. Paulista pede Fora Temer após divulgação de áudios da JBS

Já a PUC-SP tem 13.520 estudantes  (Censo do Inep) e elegeu 13 delegados para o 55º Conune. A foi disputa acirrada em uma mobilização de quatro dias no campus Perdizes e Consolação que foi legitimada por 1001 votos válidos e 1 nulo. A Chapa 1 Não há tempo a Temer ficou na frente com 465 votos e através da proporcionalidade vai indicar 6 dos delegados. Em meio a uma conjuntura política conturbada, de forma inédita as chapas pararam o processo eleitoral durante o dia 18 de maio, um dia depois da divulgação do áudio que JBS que implica o presidente Temer, para ir para as ruas pedirem a saída do governo ilegítimo e Diretas Já.

O que é que faz mesmo esse tal de ‘DELEGADO’?

De acordo com o dicionário, entende-se por delegado aquele a quem foi atribuído poderes para representar oficialmente um país, uma instituição, uma empresa.

O delegado é o estudante escolhido em sua universidade por meio de uma eleição organizada pelo DCE ou uma Comissão de 10 estudantes, com votação direta em urna. Eleitos em instituições de ensino diversas em todo o Brasil, Privadas, Estaduais, Comunitárias, Federais eles trazem para o Congresso suas realidades, problemas, soluções e experiências de sua universidade para compartilhar com os outros participantes.

Já na eleição durante o Congresso da UNE sua atuação será debater e aprovar as resoluções que irão orientar a atuação da próxima gestão da entidade bem como eleger a diretoria da UNE para mandato de dois anos.

Como funciona a eleição dos delegados?

Os delegados são eleitos na proporção de um para cada mil estudantes matriculados.  Existem duas modalidades para a eleição de delegados: presencial ou ensino a distância.

Nas universidades que possuem um Diretório Central dos Estudantes, os DCEs, se foram devidamente cadastrados no 65º Coneg da UNE são eles os responsáveis por organizar o processo eleitoral no qual são definidos os delegados que terão direito ao voto no Congresso.

Em 2017, a UNE contabiliza mais de 400 DCEs inscritos e realizando eleições em todo o Brasil.

Para as universidades onde não existe DCE ou que ele não foi credenciado, ficou facultado a criação de Comissões de 10 Estudantes. Dessa forma são mais de 2 mil Comissões realizando processos eleitorais.

Para saber como sua universidade está participando das eleições, basta acessar o site da UNE: http://congressodaune.org.br/habilitadas

A expectativa é de que serão eleitos mais de 7.500 podendo chegar até 10 mil delegados que terão direito a voz e voto no maior encontro estudantil da América Latina.

> Para participar do processo, o único critério é ser estudante da graduação matriculado em 2017.

Dentro de cada processo eleitoral os estudantes se organizam em chapas, que geralmente são definidas por afinidades ideológicas, cursos ou entidades do movimento estudantil para concorrer às vagas de delegados.

É respeitado o método da proporcionalidade de cada chapa participante ao pleito. Por exemplo, se uma universidade vai eleger 10 delegados, com duas 2 chapas disputando, se uma tiver 60% dos votos, indicará 6 delegados enquanto a outra 4 delegados. Além disso tanto na inscrição das chapas, quanto na indicação dos delegados observando a proporcionalidade, é obrigatória a indicação de no mínimo 30% de mulheres, na tentativa de buscar a paridade de gênero. Assim é garantido a representatividade de estudantes diversos e uma pluralidade de ideias vindas de dentro de uma mesma universidade.  Quer saber mais? Leia o Regimento do 55º Conune.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo