Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

De norte a sul do país, DCEs começam a chegar para o 64º CONEG

15/07/2016 às 15:50, por Cristiane Tada.

De hoje (15) até domingo (17) mais de 600 lideranças estudantis se encontram em São Paulo

Delegações de norte a sul do Brasil já começam a chegar na Universidade Paulista (UNIP), em São Paulo, para o 64º Conselho Nacional de Entidades Gerais da UNE. O CONEG, que acontece numa conjuntura política conturbada, reunirá de hoje (15) até domingo (17) mais de 600 lideranças estudantis em torno do tema central “O Brasil de UNE pela Democracia”.

Ellen Guimarães, de Nova Hamburgo (RS), participa do seu primeiro CONEG. Ao lado de seu amigo, Vagner Paulo, eles representam o DCE da Universidade Feevale, do sul do país. Para Vagner, que já participou de edições anteriores do Conselho, essa edição tem especial importância por acontecer na atual conjuntura política e econômica pós-golpe. “O CONEG tem o caráter de reforçar a democracia, por ser um ambiente que motiva a participação do estudante na política, nos movimentos sociais, e na posição que o país toma. Atualmente, estamos numa crise, este é o congresso mais conservador da história”, diz o estudante.

O DCE da Feevale está organizando na universidade a calourada, uma das maiores do Estado. “Tentamos mesclar a arte dos estudantes com palestrantes de fora para falar de feminismo, comunicação, administração e outros temas. Cada semestre, escolhemos uma área para contemplar todos os estudantes”, diz Ellen.

 

coneg-personagem

Ellen Guimarães e Vagner Paulo, da Feevale

Mayara Rossato enfrentou cinco horas e meia de Alfenas, sul de Minas Gerais, até São Paulo, para participar do CONEG. Integrante do DCE da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), a estudante está interessada “na discussão de qual o tipo de democracia que estamos nos unindo para lutar. Este vai ser um espaço onde vamos discutir as várias perspectivas dessa tal democracia”, diz.

Ela também nos conta qual a principal pauta que está sendo encabeçada pelo DCE da UNIFAL. “A universidade em Alfenas é uma situação bastante complicada. Era uma escola de odontologia e farmácia que, com a política do REUNI, foi transformada em universidade. Nosso principal desafio é garantir a permanência dos estudantes. Ainda não temos moradia estudantil, e o RU do campus é o segundo mais caro do país”, explica. “Por isso, nossa principal luta no DCE é por assistência estudantil”.

 

coneg-personagem

As estudantes de Minas Gerais já chegaram no CONEG

Caio Pereira, Brenner Oliveira, Victor Davidovich e Thais Raquel Zacharia enfrentaram seis horas do Rio de Janeiro à capital paulista para vir ao CONEG representando o DCE da UFRJ.

“Nós esperamos que esse CONEG consiga organizar, nacionalmente, os estudantes, para, além das pautas locais, nos mobilizarmos em torno da bandeira Fora Temer, que tem colocado uma agenda de retrocessos muito grande para a juventude do nosso país”, diz Brenner.

Como aluno da engenharia, ele está interessado no debate sobre o fim do MCT. “A ideia da fusão do Ministério é uma política de não priorizar o conhecimento científico”.

No DCE, Victor conta que eles buscam debater a forma como o ensino é tratado dentro na universidade, que ainda é elitizado. Nesse sentido, o debate sobre o Escola sem Partido é algo que interessa a eles. “Precisamos tanto nas universidades como nas escolas, de debates que propiciem o pensamento crítico”, diz.

À frente da diretora de mulheres do DCE, Thais conta que “a gente tenta fazer um debate muito sério e profundo a respeito do papel das mulheres na sociedade, combatendo todo tipo de prática machista dentro da universidade, desde as festas até nas salas de aula”. Esse assunto será contemplado no debate “Por todas Elas, lugar de mulher é onde ela quiser”, que acontece no sábado (16).

 

coneg-personagem

DCE da UFRJ também está presente no 64º CONEG da UNE

Hector é diretor de planejamento do DCE da Universidade Federal do Piauí. Ele quer, neste CONEG, discutir a política que a UNE vai seguir e sobre a atual conjuntura. “Este tema ‘O Brasil se une pela Democracia’ é bastante importante, e vai trazer diversos debates construtivos, como o debate sobre o Escola sem Partido, que precisamos combater”, diz.

 

coneg-personagem

Hector: Piauí presente!

Também de Teresina, o estudante de Direito, Filipe Carvalho, representa o DCE do centro universitário UNINOVAFAPI. “Além da pauta da Escola sem Partido, nos interessa, neste CONEG, o debate a respeito do desmonte do SUS, da saúde pública”. No DCE, eles estão tocando atividades de extensão para além do academicismo. “Por ser uma instituição privada, existe um academicismo muito forte, não tem um programa voltado para a formação humana. A gente procura promover atividades que envolvam cultura e que promovam a integração entre os cursos e alunos”.

coneg-personagem

Piauí representado também pela UNINOVAFAPI

→ Confira a programação completa do 64º CONEG aqui.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo