Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/une/public_html/site/wp-includes/post-template.php on line 284
UNE - União Nacional dos Estudantes » De junho a junho – parte IIDe junho a junho – parte II Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

De junho a junho – parte II

18/06/2018 às 17:41, por Renata Bars.


Segunda parte do balanço da gestão traz a luta pela democracia e o protagonismo estudantil na defesa da educação

No decorrer dos dias um ano pode parecer pouca coisa, mas no calendário de quem luta pela democracia e pela educação, 365 dias representam uma grande estrada de combatividade. Na segunda parte do nosso balanço da atual gestão da UNE veremos o engajamento estudantil contra o aumento das tarifas do transporte, contra o processo judiciário marcado por perseguições e decisões parciais contra o ex-presidente Luís Inácio Lula e a UNE Volante, grande projeto em favor da educação pública brasileira. Confira:

Aumento da tarifa e mudança da Casa do Poder Jovem

Janeiro começou com o aumento das tarifas no transporte público em todo país. Em São Paulo, os estudantes organizaram diversos atos contra o reajuste e contra o corte de quase mil linhas de ônibus anunciado pelo então prefeito João Dória.

Outro acontecimento histórico foi a mudança da Casa do Poder Jovem. No dia 22 de janeiro de 2018, assim como em em 1961, quando após a renúncia do presidente Jânio Quadros uma forte pressão política ameaçava a posse do vice João Goulart, UNE e UBES transferiram suas sedes para a capital gaúcha e se mobilizaram contra o processo judiciário marcado por perseguições e decisões parciais contra o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

A luta pela democracia continuou nas ruas do Brasil. No dia 24 de janeiro, mobilizações tomaram conta das ruas do país em defesa da democracia e pela candidatura de Lula à presidência.

Festa e Resistência

Fevereiro, mês do carnaval, trouxe para as ruas brasileiras a festa e a resistência estudantil. UMES Caras Pintadas, Bolinho de Estudante, Seu Cuca É Nóis e Bloco dos Estudantes foram alguns dos bloquinhos que animaram a galera.

Também em fevereiro a luta contra a Reforma da Previdência prosseguiu firme. Um ato organizado pelas Frentes Povo Sem Medo e Frente Brasil Popular reuniu milhares de professores, sindicalistas e entidades do movimento social na Avenida Paulista no dia 19 deste mês.

O mês delas

Março foi mês do 8º Encontro de Mulheres Estudantes da UNE. Em consonância com as manifestações do 8 de março em todo país, as mulheres reunidas na UFJF, em Juiz de Fora, debateram a importância da resistência feminista.

Rodas de conversa, palestras e grupos de discussão deram o tom dos três dias do Encontro que neste ano levou o nome da vereadora assassinada Marielle Franco. A candidata a presidência da República Manuela D’Avila (PCdoB) foi uma das convidadas que participaram do EME.

Começa a UNE Volante

Em abril, a UNE em uma parceria com o Procon Paulistano, lançou uma cartilha sobre a meia-entrada. No mesmo mês, estudantes de todo país relembraram  a morte de Marielle Franco e exigiram respostas a esse crime.

Foi também no mês de abril que a UNE Volante e o Festival Inquietações deram seus primeiros passos. No dia 20, na Universidade Federal do Pará, a equipe da caravana foi surpreendida com a greve legítima do transporte público na cidade. Por isso, as atividades foram transferidas.

Contudo, os pés já estavam na estrada e foi a vez da UFC, no Ceará discutir saúde pública. Em Pernambuco, na UFPE, o tema debatido foi ”políticas culturais na universidade”.

Brasília, Uberlândia, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo também receberam nossa caravana. Você pode conferir a cobertura completa.

Neste semestre, a luta pelos Restaurantes Universitários também foi pauta. Alimentação de qualidade a preço justo é direito dos estudantes!

Em junho, a luta continua. Nos próximos meses estão previstos o Encontro LGBT da UNE e o 66º Coneg. Vamos nessa?

 

 

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo