Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

DCEs UFRGS, ULBRA e UCS conquistam congresso de reorganização da UEE-RS

11/06/2018 às 14:17, por Renata Bars.


Entidade emissora de carteiras estudantis era acusada de desvios e corrupção

Há algumas semanas, estudantes do Rio Grande do Sul receberam uma boa notícia: por meio de ação judicial, os DCEs da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e Universidade de Caxias do Sul (UCS) conquistaram o direito de realizar um congresso democrático para eleição da nova diretoria da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE-RS). A entidade enfrentava denúncias de desvios de verba e corrupção, o que chegou a prejudicar a emissão do passe-livre intermunicipal no estado e do cartão TRI do meio passe estudantil em Porto Alegre.

Para a representante do DCE da Ulbra, Camila Maranoski, essa vitória foi muito importante para os DCEs, para os estudantes e para o movimento estudantil como um todo. ”Durante anos vimos uma entidade histórica como esta nas mãos de pessoas que não tem compromisso com os estudantes e que a transformaram em apenas uma prestadora de serviços”, disse.

Com a decisão judicial os Diretórios Centrais poderão reestruturar a entidade que há mais de duas décadas se fechou para o movimento estudantil, deixou de representar os estudantes gaúchos e passou a prestar serviços de má qualidade e com interesses escusos.

”Acreditamos que retomar a UEE RS para os estudantes e reorganizá-la a partir desse congresso é um marco no sentido de avançarmos na democratização e unificação do movimento estudantil gaúcho”, destacou Camila.
O processo de reorganização da UEE RS por parte dos DCEs citados na matéria teve começo na segunda-feira (4) com a abertura do sistema da comissão eleitoral para cadastro das eleições de delegados nas universidades gaúchas.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo