Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

DCEs e entidades estudantis maranhenses fundam a UEE-Livre Maranhão

20/09/2017 às 17:21, por Renata Bars.


Criação é um marco na história do movimento estudantil no estado

Um marco no movimento estudantil maranhense aconteceu no último dia 17 de setembro, nas dependências da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís: a criação da União Estadual dos Estudantes do Maranhão (UEE-Livre). A nova entidade foi criada em parceria com diversos DCEs do estado durante o 1º Congresso da UEE-Livre.

Durante o evento aconteceram debates sobre a atual conjuntura política do país, educação pública e privada, opressões e também uma oficina de grafite. O estudante de jornalismo da UFMA, Lucas Matos foi escolhido para coordenar a nova entidade.

”Ser escolhido presidente foi uma imensa felicidade creio que não só para mim, mas para o conjunto do movimento estudantil no Maranhão que diante de um cenário de completas retiradas de direitos, vê surgir uma União Estadual que ja tem em sua essência a unidade e a luta”, falou o novo presidente.

DATA SIMBÓLICA

A criação da UEE-Livre do Maranhão aconteceu exatamente 38 anos após a conhecida ”Revolta da Meia Passagem. Marcada por forte repressão policial, a ” Revolta” tomou conta da capital maranhense em 17 de setembro de 1979 reivindicando o meio-passe estudantil.

Na ocasião, a luta e o vigor dos estudantes valeram a pena: a lei foi aprovada em 28 de setembro e sancionada em 1 de outubro daquele ano.

”É muito simbólico a data do 1º Congresso da UEE Livre do Maranhão ser no aniversário da Revolta da Meia Passagem. Foi um marco na vida de cada DCE , de cada CA e de cada estudante que ali estava”, falou Lucas.

Nas próximas semanas será divulgada a data de posse da nova diretoria. Acompanhe as informações no site e nas redes da UNE.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo