Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

DCEs da UFF e da UEMG se preparam para o 64º Coneg

14/07/2016 às 18:06, por Cristiane Tada.

Mais de 300 entidades estudantis de todo o Brasil são esperadas em São Paulo

Começa amanhã (15) e vai até domingo (17) o 64ª edição do Conselho Nacional de Entidades Gerais, o CONEG da UNE, na Universidade Paulista (UNIP), campus Paraíso, em São Paulo.

Representante de DCEs, Executivas e Federações de cursos de universidades de todo o país se encontram para discutir “O Brasil se une pela democracia”. Serão 3 dias de debates, mesas, atividades culturais e grupos de discussão que vão elencar as principais lutas do movimento estudantil brasileiro.

Do DCE da Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro, serão 3 estudantes que representam um universo de 50 mil estudantes espalhados por campus em 8 cidades. Da UFF eles vão trazer para engrossar o debate a luta por mais iluminação e segurança no campus, uma campanha do DCE após vários casos de assaltos e violência contra mulheres na universidade.

Além disso, de acordo com o diretor Lucas Chequetti, a pauta que une os estudantes na universidade é a reivindicação por assistência estudantil. “Nosso principal objetivo no Coneg é levar essa questão, que neste momento de golpe no Brasil, temos um presidente que não tem compromisso nenhum com a assistência. Bandejão e moradia estão no planejamento da maioria dos campi, mas com os recentes cortes as obras dos equipamentos ficaram paralisadas”, explica.

Ele alerta ainda que os cortes nas federais apontam para o fim das bolsas de assistência existentes, o que geraria um problema sem solução e muito preocupante para os estudantes, sem equipamentos de assistência e sem bolsas.

Já do recém-formado DCE da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), de Minas Gerais, vem com muita vontade de aprender com os outros DCEs multicampis que estarão no Coneg. A UEMG tem mais de 22 mil estudantes, em 18 cidades e 23 campus.
“O Coneg veio em uma boa hora, além da discussão de como sairemos dessa crise, para nós será uma experiência nova encontrar outros DCEs com as mesmas dificuldades que as nossas, fazer esse intercâmbio, trocar ideias, vai ser muito massa”, contou Kauê Pinto, um dos coordenadores do DCE, estudante de direito de Passos.

Da UEMG eles vão trazer também a luta por mais investimentos nas universidades estaduais. “ As estaduais do Estado de Minas são muito negligenciadas. Queremos mais autonomia orçamentária e a criação de um Plano Estadual de Assistência Estudantil”, ressaltou.

Mais de 300 DCEs de todo o Brasil se encontram no 64ª CONEG da UNE para discutir os rumos do movimento estudantil no próximo período. >>> Confira a programação.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo