Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

DCE Universidade Federal do Amazonas tem nova gestão

15/08/2016 às 15:38, por Redação.

Diretoria eleita quer reaproximar Diretório dos estudantes e Centros Acadêmicos

Na última quarta-feira (10), ocorreu na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a eleição do Diretório Central de Estudantes, onde participaram do pleito alunos do campus central e unidades externas da capital, Manaus (AM).

O processo eleitoral durou um mês, incentivando os estudantes a participarem do processo, facilitando as chapas a apresentarem suas propostas e medidas que pudessem solucionar os problemas estudantis diários enfrentados na universidade.

A “Chapa 01 – VirAção” ficou em primeiro lugar com 625 votos. Em segundo veio a chapa Chapa 31 com 327 votos; depois a Chapa 50 com 156 votos. A eleição teve ainda 241 votos nulos e uma quarta chapa impugnada após infringir o estatuto.

Segundo o 1º Diretor Financeiro do DCE eleito, Kennedy Costa, os estudantes querem dessa nova gestão um DCE de verdade, onde eles possam se organizar e lutar por mais direitos. “ Por isso acreditamos que teremos como grande desafio rearticular as nossas bandeiras e construir pela mobilização estudantil a universidade que a gente quer”.

A presidenta da União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM), Bruna Brelaz, concorda. Para ela primeira ação da nova gestão deve ser de reaproximação do DCE com os estudantes. “ A proximidade com os estudantes da UFAM em relação a construção de Centros Acadêmicos e as principais pautas do movimento estudantil foi muita pífia nestes dois últimos anos, queremos reaproximar os alunos do DCE e envolvê-los ”, ressaltou.

Para Bruna a partir disso o movimento estudantil na UFAM poderá construir um feedback de lutas e bandeiras, como, por exemplo, a bandeira da assistência estudantil, de mobilização pelo permanecer das bolsas. “Estamos passando por uma momento crítico, a conturbação política está afetando diretamente a educação superior e as ameças do governo federal em relação a retirada das bolsas e da privatização da universidade a partir da cobrança de mensalidade na universidade pública”, destacou.

Você sabe o que faz um DCE?

O DCE é um órgão de representação estudantil que viabiliza a organização e mobilização dos estudantes, para que possam reivindicar melhorias em relação ao acesso e permanência, ao ensino, pesquisa e extensão, entre outros assuntos que são de interesse dos estudantes.

O site da UNE tem algumas dicas de como montar um na sua universidade.

Leia mais aqui>>>>>

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo