Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

DCE e Empresa Júnior de Economia da UFRGS na defesa do meio-passe estudantil

06/07/2017 às 17:18, por Redação.


Entidade encomendou estudo sobre impacto do direito na economia de Porto Alegre

O DCE Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) firmou nessa semana uma parceria com a Empresa Junior Equilíbrio Assessoria Econômica da Faculdade de Economia da universidade. O objetivo é a elaboração de uma pesquisa sobre os impactos do Meio Passe Estudantil na economia da cidade de Porto Alegre (RS).

No ponto de vista do DCE, o meio-passe é uma ferramenta importante não apenas para os estudantes, mas para toda a cidade.

“ O DCE e UNE contrataram a Equilíbrio para viabilizar uma pesquisa que mensure o impacto que seria na economia familiar sem o meio-passe no deslocamento para a escola e universidade”, explicou o tesoureiro da entidade, Fellipe Belasquem.

Ele ressaltou que a pesquisa vai investigar ainda o impacto que a falta do benefício poderia fazer também em outros setores da cidade como na cultura, entretenimento, bares e restaurantes.

O estudante também defendeu a visão do DCE de que as empresas júniores podem sim cumprir um papel relevante para a sociedade.

A iniciativa surgiu devido ao posicionamento do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) que já deixou claro que quer restringir o direito estudantil a estudantes de baixa-renda.

“Queremos nos precaver a isso e poder fazer além de um enfrentamento político, uma disputa de concepção de política pública e de cidade, mostrando em números e estudos, como a restrição do meio-passe pode prejudicar a economia da cidade”, afirmou Belasquem.

Recentemente a UNE obteve o direito de voltar a confeccionar o cartão do meio passe-estudantil na cidade de Porto Alegre. Dessa forma a gestão da UEE-livre conseguiu garantir o repasse da receitas para as entidades estudantis e é com os recursos do Tri, cartão que garante o benefício estudantil, que foi paga a pesquisa.

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo