Pular para o conteúdo Pular para o Mapa do Site

Notícias

Últimas Notícias

DCE da UNESC avança em melhorias com RU e Creche Universitária

22/03/2016 às 16:49, por Cristiane Tada.

Restaurantes Universitário já é realidade; creche deverá ter um projeto estabelecido este ano

Depois de três anos de luta e reivindicação o Restaurante Universitário da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) foi inaugurado no último dia 1 de março em Criciúma. O RU é aberto também a comunidade e cada refeição custa R$ 6,25 – comprando uma cota mensal o preço cai para R$5,75.

“Ainda não está no preço de uma universidade federal porque não conseguimos nenhum incentivo externo, só da UNESC, mas mesmo assim o restaurante está sempre cheio”, afirma o presidente do DCE, Franciel Tupan.

O representante dos estudantes lembra que no início do ano passado o reitor Gildo Volpato quis instalar uma lanchonete da rede Subway dentro do campus e foi a hora que o DCE pressionou pela implementação de um RU. Uma comissão foi formada com quatro membros do DCE e quatro membros da reitoria para pensar o projeto do RU. A UNESC é uma instituição comunitária, ou seja, sem finalidade lucrativa que sobrevive do pagamento de mensalidade dos estudantes reinvestidos na própria atividade educacional. Também é prevista nesse modelo de instituição a participação da sociedade em sua gestão.

A iniciativa funcionou muito bem e agora será usada para viabilizar uma creche universitária. “Tivemos uma reunião no início do ano com a reitoria sobre essa demanda que também já vem de alguns anos. Percebemos como funcionou bem a comissão para o RU, então fizemos o mesmo para a creche. A ideia é esse ano fecharmos um projeto da creche universitária”, afirmou Tupan.

Também foi reivindicação do DCE a instalação de uma farmácia dentro do campus, devido a distância do bairro Universitário onde fica a UNESC do Centro da cidade. A farmácia já está em fase de instalação e a ideia é assegurar preços populares dos medicamentos.

RUunesc

Pular para o Conteúdo Pular para o Topo